Provavelmente não vai ajudar, mas também não atrapalha

Bajular o influente ou importante faz parte da inteligência humana. Quem, dentre vós, já não pecou, seja de forma intencional ou involuntária? É o conhecido balanço de poder: provavelmente não vai ajudar, mas também não atrapalha. Meu amigo Josias foi eleito vereador – antes eu o via todos os dias, hoje só vejo em tempo de eleições. Caso depare com ele em alguma esquina, vou tratá-lo do mesmo jeito de quando ele era porteiro do meu edifício? Como diz o velho adágio, o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais.
*
Todos nós, em algum momento da vida, entramos neste cordão, seja na ponta de lá ou na ponta de cá. Tive uma vizinha que me enchia de presentes singelos – uma papa de milho verde feita em casa, uma bolsinha de crochê, uma sacola de laranjas…tá sem faxineira? Eu mando a minha, não preciso dela essa semana…fiz um caldo verde…nesse tempo eu era escrivã de cartório, e por fim, ela me conta que estava com uma ação pendente…ah, entendi! Quando perdeu a causa eu perdi as benesses e até mesmo os bons-dias no elevador. E houve aquele evento inesquecível em um antigo Carnaval alegrense. Sei porque me contaram, eu não estava lá.
*
Os bailes de Carnaval eram elegantes: os homens de terno e gravata, as damas de longos – seda ou tafetá. Fantasia era flor no cabelo e máscara nos olhos, e não faltava o lança-perfumes importado da Argentina e ainda não proibido. O vestido da bela Hermegarda tinha um detalhe ousado: as costas nuas. A moda era formar os cordões, quem vêm na frente vai passando para trás…mãos nas costas ou na cintura, e portanto Dr. Calvado, único médico da cidade, pôs as mãos nas costas nuas da Hermê, por azar na frente dele no cordão.
*
Deu no que deu. Talvez por excesso de Cerveja Bohemia, o marido vê nesse ato carnavalesco um assédio sexual, e mata o Calidozo ali mesmo, em plena folia de Momo, onde quase tudo é permitido no chamado tríduo pecaminoso. A tragédia ocorreu no domingo, o clube fechou e os foliões perderam dois dias de alegria-alegria. Por muito tempo a cidade ficou sem médico, doente tinha que ir a Cachoeiro, ES, ou Carangola, MG. O assassino foi preso na hora e no ato? Não, era puxa-saco de amigos no Anchieta. Ou tiro a vírgula, essa ditadora implacável, capaz de remover montanhas de significados: mnão era puxa-saco de amigos no Anchieta. Por aqui também, o cordão dos puxa-sacos cada vez se estica mais.