quinta-feira, novembro 28, 2024
31 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Câmara aprova moção de repúdio à instalação de tanques em Paul

Os vereadores de Vila Velha assinaram nesta terça-feira (17) uma moção de repúdio à empresa Liquiport S/A, responsável pelo projeto que pretende instalar 30 tanques de armazenamento de combustível em Paul, Vila Velha. A manifestação dos vereadores acontece após o deputado Euclério Sampaio (PDT) apresentar decreto legislativo pedindo a suspensão das licenças para a instalação dos novos reservatórios na região.
 
 
A instalação de novos tanques afetam os moradores dos bairros Paul, Argolas, Morro do Atalaia e comunidades vizinhas, que já convivem com os tanques da empresa Nascon há mais de cinco anos, na mesma região. 
 
 
Mesmo assim, a Liquiport S/A  já iniciou a instalação de cinco tanques na região, de um total de 30 tanques previstos, com autorização do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). De acordo com os moradores, a empresa não realizou Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) exigidos pela legislação.
 
Na moção de repúdio, os vereadores alertam que a vida de milhares de moradores está em risco. “Eles já não conseguem dormir a noite devido à construção dos tanques”, destaca em trecho da moção. 
 
 
Os problemas envolvendo a construção de tanques na região é antigo. Os moradores lutam há cinco anos para que as autoridades determinem a transferência do empreendimento para outro local. “Tem tanque de combustível localizado a 15 metros das residências. E como o bairro só tem uma entrada e uma saída, em caso de explosão, muita gente pode ficar presa.  Os tanques representam grande perigo, principalmente por estarem sendo construídos em área residencial. Isso é um absurdo. A situação é gravíssima e fica pior devido às várias irregularidades envolvendo a instalação destes tanques”, advertiu o vereador Anadelso Pereira (PTN).
 

De acordo com vereador , as obras da Liquiport S/A já foram paralisadas, mas a comunidade quer que a empresa encontre outro local para instalar esses reservatórios, longe de áreas residenciais. Os moradores temem uma tragédia de grandes proporções no local, a exemplo das que ocorreram em Duque de Caxias (RJ) e Cubatão (SP). 
 
Os vereadores prometem cobrar providências junto à Prefeitura , ao Iema e aos demais órgãos públicos sobre o licenciamento do empreendimento. 
 
“Temos que analisar todo o processo de licenciamento ambiental que permitiu o funcionamento desses tanques na comunidade. Não é possível que este projeto estivesse sendo executado de forma regular, já que expõe ao risco milhares de moradores locais e ainda opera com a possibilidade de catástrofes ambientais, em caso de vazamento de combustível. Deve ter alguma coisa errada. Esses tanques jamais poderiam ser instalados na região, que já sofre os impactos das operações portuárias, mesmo sendo uma região residencial de grande importância histórica para Vila Velha”, ressaltou João Artem (PSB).

Mais Lidas