Nesta sexta-feira (20), durante a segunda edição do Gabinete Online da Prefeitura de Vitória, o prefeito Luciano Rezende (PPS) defendeu a sensibilização da população como uma das principais mudanças para garantir a mobilidade urbana na Capital. Segundo ele, é preciso inverter a cultura que prioriza o automóvel.
“Estamos buscando uma ocupação progressiva dos espaços, um ambiente de compreensão e de uma realidade onde a bicicleta é vista como parte integrante do sistema de mobilidade urbana”, disse Luciano Rezende.
Para isso, entra no ar neste final de semana uma campanha publicitária informando a população sobre os direitos e deveres de ciclistas e motoristas para amenizar os conflitos e facilitar a convivência no trânsito.
O prefeito destacou que a implantação do sistema BRT deverá melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana da Grande Vitória. Ele também destacou que a prefeitura vem investindo no transporte limpo. A prefeitura está concluindo trechos importantes de ciclovias como a que liga a Praia de Camburi à Praça dos Namorados.
O prefeito acrescentou ainda que a partir deste domingo (22) será implantada a ciclofaixa no trecho que vai do Tancredão, no bairro Mario Cypreste, até a Praia de Camburi.
“Vamos criar condições para as pessoas deixarem seus carros em casa e se deslocarem pela cidade com conforto e segurança de ônibus, de bicicleta, a pé. Vamos criar espaços urbanos acessíveis, porque sabemos que 70% das pessoas têm limitações permanentes ou temporárias de movimento. E queremos mudar a cultura do carro, muito forte entre os capixabas”, disse o prefeito.
O Gabinete Online também abordou questões relacionadas aos abrigos de ônibus e aumento da frota do transporte público.
A presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Simone Chieppe Moura, que participou da vídeo conferência, disse que a população de Vitória terá que esperar mais um pouco para empresa ampliar a frota. “Não adianta aumentar a frota se não tiver prioridade para ônibus.”, ponderou Simone.
Já o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata, informou que a construção de 100 novos abrigos nos pontos de ônibus da cidade está em fase de licitação. Ele disse que há “possibilidade de uma Parceria-Público-Privada (PPP) para garantir a manutenção e limpeza destes abrigos”.
Outra promessa que poderá melhorar a vida do usuário de ônibus, segundo Max da Mata, se refere às informações das rotas, itinerários e tempo de viagem disponíveis nos próprios pontos de ônibus.
Durante o debate on-line, os internautas enviaram sugestões e intervenções pelas redes sociais da Prefeitura de Vitória.
Participaram da conferência o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata, a presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Simone Chieppe Moura, o arquiteto, professor da Ufes e conselheiro do Plano Diretor Urbano de Vitória Augusto Alvarenga, o advogado e ciclista Edvaldo Patêz e o ciclista diretor técnico da Federação Capixaba de Ciclismo Jefferson Cabral.
Encerrada a conferência, foi iniciado o Fórum de Ideias, no site, aberto a todos os moradores para enviar sugestões, apoiar, votar e comentar posts de outras pessoas. O Fórum fica aberto durante uma semana. As três sugestões mais votadas serão comentadas pelo prefeito em vídeo, que será disponibilizado no site. E todas as outras serão respondidas por e-mail. Toda a discussão está centralizada no site.