quinta-feira, novembro 28, 2024
31 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Evento criado nas redes sociais convoca para Dia Mundial sem Carro

“Nesse Dia Mundial Sem Carro vamos ocupar as ruas de maneira mais humana”. Esta é a frase de abertura do evento criado nas redes sociais que convoca a população a ocupar as ruas de Vitória neste domingo (22), quando será realizada uma bicicletada para reivindicar uma cidade mais justa e humana. Participantes também sairão a pé, de patins, skate e patinetes.
 
Divulgado em todo mundo, o dia é um convite a um manifesto, uma reflexão sobre os problemas gerados pelo uso intenso de automóveis, em detrimento da qualificação dos outros meios de transporte mais sustentáveis, e promete boa adesão de público. Até essa sexta-feira (20) mais de 500 pessoas já haviam confirmado participação. 
 
O grupo vai se concentrar na rua de lazer em frente ao Banco do Brasil, na Praia de Camburi, às 9 horas, e o trajeto só será definido no local. A saída está marcada para às 10 horas.
 
A defesa do uso de bicicletas como meio alternativo de locomoção vem ganhando cada vez mais força no Estado e, para os ciclistas, apoiar e aderir ao Dia Mundial sem Carro é tornar esse movimento ainda mais forte na Capital. 
 
Os ciclistas afirmam que também serão reivindicados problemas pontuais da cidade em relação à mobilidade urbana. Além da reforma das ciclovias – reclamada por devido à baixa qualidade do material utilizado –, eles reclamam que muitas vezes ficam de fora do debate sobre o tema na cidade. 
 
No página do Facebook, Bicicletada Vitória, por exemplo, apesar de elogiar as iniciativas itinerantes da gestão do prefeito Luciano Rezende (PPS) de debater questões ligadas à mobilidade urbana, na videoconferência realizada nessa sexta (20), as três principais entidades com maior destaque no debate ficaram de fora: Ciclista Capixaba, Bicicletada Vitória e Movimento Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC).
 
“O gabinete online é muito importante, mas não pode substituir o contato presencial com o cidadão, olho no olho”, diz a mensagem postada na página. A expectativa é que este contato, pelo menos entre ciclistas e sociedade, avance neste domingo (22), durante a bicicletada. 
 
Estima-se que, no mundo, existam hoje mais de 1 bilhão de automóveis. Aproximadamente 4% estão no Brasil. Colocados em fila, dariam mais de 10 vezes a distância da Terra à Lua.
 
No Espírito Santo essa frota ultrapassa 1,5 milhão de veículos. Um número que cresce, por ano, de 8 a 10%, segundo os dados do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran-ES). 
 
Na Europa, onde o dia 22 de setembro foi marcado como o Dia Mundial sem Carro, muitas cidades reservam toda a semana para debater a dependência criada entre o ser humano e o carro, com o objetivo de apresentar à sociedade formas alternativas de mobilidade. 

Mais Lidas