quinta-feira, novembro 28, 2024
31 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Audiência pública vai discutir instalação de tanques em Paul

A instalação de tanques de estocagem de combustíveis e de soda cáustica na região da Grande Paul, impactando também os bairros de Argolas, Morro do Atalaia e comunidades vizinhas, será discutida em audiência pública no próximo dia 1 de outubro. Para subsidiar os trabalhos, representantes da Frente Parlamentar Ambientalista da Casa fizeram uma visita ao Morro Atalaia na última quinta-feira (19). Os deputados discutiram com os moradores o incômodo e os riscos do empreendimento. 
 
Na região, conforme divulgado pela Assembleia Legislativa, os moradores ressaltam a falta de diálogo entre a sociedade e a empresa Liquiport, que já iniciou a instalação de novos tanques na região
 
“A empresa só veio no bairro por pressão que fizemos, mas ao chegar aqui, apresentou o projeto e não quis nem saber qual era a opinião da população”, contou Antônio Carlos Wanzer, 55 anos, que mora próximo aos tanques da Liquiport. 
 
Wanzer também destacou que os tanques foram construídos muito próximos das residências e que a obra representa uma “bomba-relógio” sobre a cabeça dos moradores e que varias residências foram danificadas durante as execuções das obras.
 
Morador do bairro há 50 anos, o senhor José das Graças Silva espera que os tanques sejam retirados rapidamente. “Esta área era linda, cheia de vida, com uma vista maravilhosa. Perdemos tudo isso e não temos mais segurança e qualidade de vida”, enfatizou.
 
De acordo com o deputado Roberto Carlos (PT), que esteve no local, além da vista completamente perdida, o risco de incêndio apavora a comunidade que vive na região. 
 
Ainda sim, a Liquiport possui licença para de instalação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). De acordo com os moradores, a empresa não realizou Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) exigidos pela legislação.

Mais Lidas