O governo do Espírito Santo publicou nesta segunda-feira (23) um novo edital para contratar empresa especializada em serviço de telefonia móvel e Internet 3G. O serviço deve beneficiar mais 71 localidades rurais do Estado.
A ação faz parte do programa ‘Comunicação no Campo’, realizado pela Secretaria de Agricultura (Seag) para levar às comunidades rurais o acesso a internet e a telefonia móvel. A meta da Seag, gradativamente, é implantar telefonia móvel e transmissão de dados nos principais distritos do Espírito Santo, ampliando a oferta dos serviços à população rural capixaba que, atualmente, segundo o IBGE, é de 583.480 habitantes.
Com os serviços em operação, a população rural passa a ter uma comunicação mais ágil, além de garantir acesso aos serviços públicos via internet e informações referentes ao mercado agrícola. No interior, a medida é aguardada para garantir a ampliação do mercado e a possibilidade de desenvolvimento de novos negócios.
Na última semana, moradores e visitantes das localidades rurais de Conceição do Muqui, em Mimoso do Sul e Pacotuba, em Cachoeiro do Itapemirim, já puderam contar com serviços de telefonia móvel e Internet 3G no dia a dia. Os serviços serão prestados pela operadora Vivo, vencedora da licitação do primeiro lote do programa “Comunicação no campo”.
“Esse é um ato que traz benefícios que talvez não imaginemos. A comunicação deu saltos enormes na atualidade e com a chegada da telefonia móvel e internet existe uma condição diferenciada, de qualidade de vida, de novas oportunidades para as pessoas se desenvolverem na própria região em que vivem. Desenvolvemos um modelo inovador para atender a essa demanda antiga do campo capixaba e que já se concretizou com sucesso”, ressaltou o governador Renato Casagrande.
O serviço foi garantido através da instalação da telefonia móvel e Internet 3G a partir de investimentos públicos, num modelo onde a operadora vendedora da concorrência pública instala todos os sistemas e, após a conclusão dos trabalhos e o ateste da qualidade dos sinais, ela é autorizada pela administração estadual a descontar o investimento realizado do ICMS devido.
De acordo com a previsão do Estado, o mesmo serviço também será inaugurado nas áreas rurais nos municípios de Governador Lindenberg, Pancas, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina nos próximos dias.