Os abrigos para usuários de transporte público da Grande Vitória, que se encontram em péssimo estado há anos, serão padronizados. Proposta nesse sentido, do deputado estadual Marcelo Santos (PMDB), presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia, foi sancionada pelo governador Renato Casagrande e nessa quinta-feira (3) o deputado iniciou visitas técnicas a alguns pontos de ônibus em Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha.
Segundo informações da Ceturb-GV, mais de 500 novos abrigos de ônibus estão em processo de licitação e deverão começar a ser implantados no início do ano que vem, dentro da padronização proposta no PL. A rede Transcol conta com mais de quatro mil pontos de parada criados e instalados, mas apenas mil têm abrigos.
O Programa Regional de Orientação Padronizada determina que os novos abrigos tenham cobertura suficiente, banco, calçamento antiderrapante, bem como vedação a fim de proteger o usuário do vento, da
chuva e do sol.
“Ninguém utiliza o transporte coletivo gratuito. Até para as passagens gratuitas, a sociedade paga. Se a população paga por um serviço, ela deve ser atendida dentro das normas e regras. Queremos abrigos que tenham a sua função real: abrigar as pessoas”, disse o deputado.
Inicialmente, os municípios beneficiados serão os da região metropolitana, no caso, Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
A manutenção e a conservação dos abrigos de ônibus são de responsabilidade dos municípios. Contudo, de acordo com o artigo 25 da Constituição Federal, os estados também podem intervir para garantir a qualidade na prestação do serviço público.