A Região Metropolitana da Grande Vitória deverá participar da agenda do Plano ES 2030, com a ajuda espanhola. A Agência Espanhola Barcelona Regional será a responsável por elaborar o cronograma das ações previstas para os próximos 18 anos para desenvolver as áreas estruturais da Grande Vitória.
A proposta é criar uma agenda que inclua a Grande Vitória no Plano ES 2030, do governo estadual, a partir da compilação dos dados que já existem nas secretarias municipais e estaduais. A Agência deve também elaborar novos estudos para permitir a projeção do que será construído nos próximos anos na Região Metropolitana
O próximo passo, já em 2013, será montar uma equipe técnica com a participação de representantes da Agência Barcelona Regional e a realização de workshops temáticos, de acordo com as áreas prioritárias.
Willy Müller e Alex Rocabert, respectivamente diretor-presidente e relações internacionais da Barcelona Regional, devem se reunir com o vereador Serjão Magalhães (PSB), que intermediou o encontro, além do consultor internacional Frederico Moncorvo.
Segundo o vereador Serjão, “deve ser criada uma equipe política, formada por prefeitos e secretários, e uma técnica, que não seja alterada a cada eleição, para que os projetos não sejam interrompidos”.
A discussão levantou temas considerados fundamentais para o desenvolvimento de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, como meio ambiente, mobilidade urbana, saneamento básico e urbanismo.