quarta-feira, novembro 27, 2024
31 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Antigo proprietário de hotel ocupa novamente imóvel em Conceição da Barra

O autônomo Ivanilton Emiliano dos Santos, antigo proprietário do Nobre Hotel, ocupou no final da tarde desta sexta-feira (21) o imóvel localizado na sede do município de Conceição da Barra, na região norte do Estado. Ele e um grupo de cerca de vinte pessoas – entre familiares e amigos – estão dentro do imóvel, que pertence hoje a Eliane Farias Evangelista, irmã do juiz Charles Henrique Farias Evangelista, ex-titular da comarca do município. O antigo proprietário alega ser vítima de uma manobra do magistrado para retirar a posse do imóvel há mais de seis anos.

Segundo informações de testemunhas do fato, o autônomo levou roupas, eletrodomésticos e utensílios para o hotel que continua em funcionamento. Ivanilton e seus familiares teriam ocupado uma área que servia como sua residência. Há relatos da presença de policiais e parentes da atual proprietária do hotel, porém, não houve qualquer tipo de conflito. A Polícia Militar foi chamada após denúncia dos funcionários que estranharam a movimentação atípica, por volta das 18h30.

A reportagem de Século Diário entrou em contato por telefone com o autônomo, que afirmou não ter planos de sair do imóvel. “Eu construí o imóvel todo, mas tomaram o meu hotel. Hoje não tenho onde morar, tenho que pagar aluguel. A Justiça não pode cometer uma injustiça dessas contra mim e minha família”, afirmou. Ivanilton alega que o imóvel segue registrado no cartório e na prefeitura em seu nome: “Tive o nome inscrito na dívida ativa por falta de pagamento de IPTU, mas hoje quem fica com o lucro é o juiz”.

A polêmica do Nobre Hotel teve início no ano de 2006 após o antigo proprietário ter contraído um empréstimo do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes) para a reforma do espaço. Ele não conseguiu quitar a dívida e o banco tomou o imóvel para vendê-lo em leilão. Antes da decisão de leiloar o imóvel, o Bandes decidiu locar o imóvel para o Tribunal de Justiça para a instalação provisória do Fórum de Conceição da Barra. O antigo proprietário deveria ficar com o valor do aluguel, mas não recebeu qualquer valor. Foi a partir da cobrança dos aluguéis que começaram os problemas para Ivanilton.

O antigo proprietário do hotel chegou a conseguir a reintegração de posse do imóvel e a obrigação da quitação dos alugueis em ação na 4ª Vara Cível de Vitória. No entanto, o juiz Charles Henrique, então titular da comarca de Conceição da Barra, não considerou a decisão e autorizou o leilão do hotel. No dia 20 de junho de 2008, o imóvel foi à praça e quem saiu vencedora do certame foi a irmã do magistrado, Eliane Farias Evangelista. O hotel foi arrematado por R$ 701 mil, valor bem abaixo da avaliação do espaço (R$ 1,8 milhão).

Mais Lidas