terça-feira, setembro 24, 2024
27.7 C
Vitória
terça-feira, setembro 24, 2024
terça-feira, setembro 24, 2024

Leia Também:

Apenas dois municípios capixabas aderiram ao Cidades Sustentáveis

Os prefeitos eleitos Geraldo Luzia, o Juninho e Luciano Rezende, ambos do PPS, garantiram a adesão de Cariacica e Vitória, respectivamente,  ao Programa Cidades Sustentáveis. Ambos assinaram a carta de intenções que os compromete a buscarem soluções sustentáveis para os municípios que irão governar.
 
Proposto pela Rede Nossa São Paulo, a  plataforma é estruturada como uma agenda de ações e iniciativas que propõem um futuro sustentável aos municípios e comunidades. O ideal a ser atingido é a construção de cidades inclusivas, prósperas, criativas, educadoras, saudáveis e democráticas, que proporcionem uma boa qualidade de vida aos cidadãos e que permitam a participação da sociedade em todos os aspectos relativos à vida pública.

 

Até este mês, 191 prefeitos eleitos assinaram a carta se comprometendo como programa e, inicialmente, isso significa que em 90 dias estas cidades terão que realizar um diagnóstico com os indicadores básicos propostos pela plataforma e que sirva de referência para um plano de metas. 

 

Englobando 12 eixos temáticos, o plano deverá conter os indicativos do diagnóstico da sustentabilidade em áreas urbanas, mostrando metas e sugestões baseadas em exemplos nacionais e internacionais que deram certo e que podem ser replicados nos municípios. Ao assinar o compromisso, os candidatos aceitam também prestar contas do andamento deste processo.
 
Segundo a Rede Nossa São Paulo, além de garantir a busca de um novo modelo de desenvolvimento urbano, o programa irá convoca também a sociedade para o envolvimento deste novo desafio.

 

Somente no Sudeste,  além das duas cidades capixabas, 77 municípios já se comprometeram com o acordo. No Sul do País há 48 signatários, no Centro-Oeste 25 e no Norte 11 gestores se comprometeram com a plataforma. Das 191 cidades com prefeitos comprometidos, 137 possuem menos de 200 mil habitantes

 

O coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, o empresário Oded Grajew, afirmou que o programa dará  aos prefeitos todas as ferramentas para implementação do projeto: um curso ocorrerá para capacitar prefeitos e gestores da administração pública municipal a traduzir o compromisso em ações. 

 

Mesmo depois das eleições, a Rede Nossa São Paulo continua incentivando os prefeitos eleitos que não assinaram o compromisso a aderirem ao programa. A lista dos prefeitos eleitos que são signatários da carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis podem ser conferida no endereço www.cidadessustentaveis.org.br

Mais Lidas