sexta-feira, novembro 29, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Apesar das regras, bicicletas, skates e pedestres se misturam no calçadão

Desde sábado (12), por determinação da prefeitura de Vitória, passaram a valer as novas regras para uso do calçadão da Praia de Camburi. De acordo com as novas regras, divulgadas na última sexta-feira (11) pelo prefeito Luciano Rezende (PPS), bicicletas, patins e skates deveriam usar a ciclovia; já o calçadão, fica restrito aos pedestres.

 

o prefeito também garantiu que a partir deste sábado a prefeitura, em parceria com a Guarda Municipal, iniciaria uma campanha de conscientização para orientar os usuários. Ele fez questão de frisar que a abordagem seria feita com educação, simpatia e cortesia, mas se houve de fato a abordagem foi muito discreta ou não surtiu efeito.

A reportagem de Século Diário, no sábado e domingo, se deparou com bicicletas, skates e patins invadindo o calçadão, assim como pedestres, sobretudo corredores, na ciclovia. Os triciclos, que segundo o prefeito só poderiam circular na avenida de lazer aos domingos, andaram normalmente na tarde deste sábado no calçadão. 

 

Na tarde deste domingo (13), a reportagem ficou em frente o posto da Guarda Municipal na Praia de Camburi, entre as avenidas Adalberto Simão Nader e Norte-Sul, observando o trabalho dos agentes, que simplesmente ignoravam as irregularidades. No caso mais agudo, uma senhora passeava com o bebê no carrinho dividindo perigosamente o espaço da ciclovia com as bicicletas e skates. Ela passou em frente a três agentes municipais, mas eles não a orientaram sobre as regras. 

 

Com a chegada do verão, o fluxo de moradores e turistas no calçadão aumentou consideravelmente e junto com ele os conflitos entre as diversas tribos urbanas que dividem o espaço. Segundo o prefeito, sua equipe levantou informações sobre os principais problemas e propôs medidas emergenciais para este período de maior movimento.
 
 
Na coletiva de sexta-feira, o prefeito disse que a sua equipe chegou a cogitar a criação de uma faixa exclusiva de cerca de dois metros no calçadão para abrigar os skatistas e patinadores, mas a mudança se tornou inviável neste momento. Ele explicou que o calçadão tem 5,6 metros de largura em alguns pontos, mas 4,6 metros em outros, o que inviabiliza a criação de mais um corredor. 
 
Ele acrescentou também que a prefeitura irá fazer uma operação emergencial para fechar rachaduras no calçadão, que podem provocar acidentes. Luciano afirmou que o piso utilizado apresenta fissuras porque não é adequado para esta finalidade. 

Mais Lidas