Com foco em apoiar a economia criativa em meio à pandemia, o ‘Sama Unida’ também oferece espaço para voluntariado
A mobilização começou ainda antes do projeto virar realidade. Uma campanha de financiamento coletivo emergencial para ideias relacionadas ao enfrentamento às questões relacionadas com o novo coronavírus vai ajudar a efetivar a criação do Sama Unida, um aplicativo para dar apoio a pequenos empreendedores de São Mateus, no norte do Espírito Santo.
A ideia já vinha de antes, mas pode se tornar real por meio do Matchfunding Enfrente da plataforma Benfeitoria, em que a cada real doado por pessoas físicas, mais dois reais são adicionados para o financiamento do projeto pelos parceiros da plataforma.
A proposta central do Sama Unida é favorecer a economia criativa e solidária, que teve rendimentos muito afetados por conta da crise da pandemia. Sama, vale explicar, é como os moradores de São Mateus chamam carinhosamente a cidade. “Muita gente que produz não está tendo um lugar para vender seus produtos, então criei a ideia do aplicativo”, diz o artista plástico Thiago Rabelo, idealizador do projeto. Nele podem se registrar gratuitamente empreendedores não só da cultura e economia criativa, como também de outros serviços desde culinária até reparos domésticos.
Diante da pandemia, outra ideia que será agregada será a de troca de serviços, para conectar pessoas que querem ajudar de forma voluntária em alguma atividade a pessoas ou entidades que precisem de determinado tipo de ajuda por conta das limitações e urgências em decorrência da Covid-19, como a impossibilidade de sair de casa por estar na zona de risco ou doente e a necessidade de arrecadar e distribuir doações para os mais necessitados.
Para o consumidor ou voluntário, o aplicativo contará com geolocalização, que permite saber onde estão os comércios e quais deles estão mais próximos para realizar pedidos.
O objetivo inicial de arrecadação para criar o aplicativo já foi atingido com dias de antecedência, mas o projeto segue captando doações por mais três dias para investir numa atividade extra para apoiar na compra de kits de material escolar para crianças e jovens de famílias com poucos recursos financeiros.
O aplicativo estará disponível para a plataforma Android, mas também poderá ser acessada por qualquer navegador em celular ou computador por meio do marketplace, uma página web oficial.