quarta-feira, novembro 27, 2024
20.9 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Após duas semanas de críticas, Integra Vitória será debatido em audiência pública

Após duas semanas de intensa insatisfação dos moradores com a mudança promovida pelo Integra Vitória, a Prefeitura de Vitória aceitou discutir o projeto. Uma audiência pública nesta sexta-feira (16), a partir das 9h, na Câmara de Vitória, vai debater o controverso sistema de integração do transporte municipal imposto pelo prefeito Luciano Rezende (PPS). 
 
A audiência foi proposta pela vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB), integrante da base do governo na Casa. Apesar de alinhada ao prefeito, a tucana admitira em sessão na semana passada a falta de discussão sobre o Integra Vitória com a população.
 
A audiência pública deve ser uma tentativa de abrandar o clima pesado que paira sobre o principal projeto apresentado pela gestão Luciano Rezende. O prefeito não conseguiu oferecer um legado de envergadura à cidade e, na primeira tentativa, enfrenta críticas ininterruptas de todos os segmentos da sociedade. Dois protestos de moradores da Ilha do Príncipe já foram realizados na Avenida Elias Miguel.
 
Foram inúmeras e oriundas de todas as regiões de Vitória as reclamações de que o Integra Vitória não foi debatido com os principais usuários dos ônibus municipais: os moradores. E que, quando divulgado, foi mal divulgado, a equipe da prefeitura se limitando à distribuição de panfletos nos bairros. De fato, o novo sistema entrou em vigor sem discussões, contrariando todo o discurso de gestão compartilhada que Luciano Rezende celebra sobre seu modelo de administração.
 
Desde o dia 5 de outubro, a prefeitura tem se debruçado em reuniões com as comunidades para tentar contornar a confusão instaurada com o Integra Vitória. Algumas comunidades já se mostram contempladas – caso de Resistência, em que a linha 044, que antes ia apenas até Santa Luzia, passou a se estender até a Curva da Jurema, cumprindo o itinerário realizado originalmente pela linha 332, extinta pela prefeitura. Mas ainda há mais insatisfeitos que satisfeitos, visto que a reordenação imposta pelo projeto foi ampla e profunda. 
 
Nesta quinta-feira (15) o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) se reúne com representantes da comunidade de Ilha do Príncipe e da Prefeitura de Vitória para discutir o Integra Vitória. 

Mais Lidas