A Câmara de Vitória aprovou o projeto de lei que fixa normas para a liberação de alvarás de localização e funcionamento de parques de diversões e similares na Capital. A medida, motivada por uma pane ocorrida no Parque Trombini, em maio deste ano, em Vitória, é a primeira a regulamentar a instalação de parques na cidade.
De acordo com o propositor do projeto, o vereador Serjão Magalhães (PSB), após a sanção e publicação da nova lei pelo prefeito Luciano Rezende (PPS/MD), os parques deverão cumprir o que determina as Normas Brasileiras para Parques de Diversões, apresentada em março de 2011, após parceria entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra).
As normas preveem desde terminologias padronizadas, até requisitos de segurança do projeto e de instalação. Para o vereador Serjão, a criação desta lei fixa maior rigor na liberação de parques em Vitória.
“O município não possui nenhum controle sobre este tipo de instalação. Desta forma, o projeto de lei pretende impor maior rigor e, consequentemente, segurança à população. Recentemente tivemos um caso de pane em um parque na Capital, caso a lei já estivesse aprovada, poderíamos ter evitado este problema”, adverte.
Na ocasião da pane na montanha-russa, em Vitória, apesar do susto, o parque continuou funcionando normalmente. Apenas a montanha-russa foi paralisada para a reparação e análise técnica do problema.
Durante a pane, os carrinhos ficaram parados no alto da montanha durante cerca de 30 minutos, até que os funcionários consertassem o equipamento. As pessoas precisaram ser resgatas do brinquedo.