Os aprovados querem a homologação imediata do certame, alegando vencimento do prazo e ano eleitoral
Um grupo de mais de 90 aprovados no concurso público realizado em fevereiro e março deste ano ingressou com uma representação na Promotoria de Justiça de Vila Velha contra a gestão do prefeito Max Filho (PSDB). Os aprovados reivindicam que o poder público municipal homologue imediatamente o concurso, considerando que o prazo, que é de até 30 dias após a divulgação do resultado, já passou. Outro agravante, informam, são as eleições municipais, já que de acordo com o novo calendário eleitoral, aprovado na terça-feira (23), a homologação pode ser feita somente até 30 de agosto. Caso contrário, só poderá ser realizada em 2021, na nova gestão municipal.
O concurso ofertou 1.423 vagas para ensino médio e superior nas áreas de Saúde, Educação, Administrativo e para ingressar no quadro funcional do Instituto de Previdência de Vila Velha (IPVV). Das vagas, 564 foram para cargos de nível médio e 859 para nível superior, entre eles, professores, pedagogos, médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, administradores, contadores, arquitetos, engenheiros, arquivistas e advogados.
Segundo o assistente social Hirlan Victor dos Santos, um dos aprovados, a representação ao Ministério Público do Estado (MPES) diz respeito aos editais do magistério, saúde e administrativo, já que não foi possível contactar aprovados do edital de provimento de vagas para o IPVV.
Outro argumento da prefeitura, diz Hirlan, é o de que as etapas não foram finalizadas por causa da pandemia do coronavírus. Mas o grupo questiona o fato de a prefeitura ter aberto três editais simplificados para contratação de profissionais de áreas já contempladas no concurso que ainda não foi homologado.
Os aprovados também se mobilizam, nas redes sociais, para acionar a prefeitura por meio de mensagens enviadas à gerência de recrutamento da Secretaria de Administração (Semad), ao Núcleo de Recursos Humanos da Saúde e à subsecretaria da gestão administrativa da secretaria de governo.