A arrecadação com cobrança de tarifa nas sete praças de pedágio na Rodovia BR-101 cresceu R$ 71 milhões entre 2014 e 2015. Naquele ano, a ECO-101, empresa concessionária da rodovia, arrecadou R$ 111 milhões. Em 2015, de acordo com o Relatório da Adminitração 2015, publicado esta semana, a arrecadação saltou para R$ 182 milhões. A empresa saiu de um prejuízo de R$ 7 milhões em 2014 para um lucro de R$ 4 milhões em 2015. ]
O ano de 2014 foi o primeiro de execução de cobrança de tarifa pela concessionária, iniciada em 18 de maio daquele ano 2014. O volume de tráfego cresceu. Em 2014, foram registrados 35 mi veículos; no ano seguinte, foram computados 52 mil veículos.
Enquanto isso, um desvio da Rodovia BR-101 em São Mateus, no norte do estado, está preocupando comerciantes da região. É que um projeto apresentado pelo deputado estadual Freitas (PSB) na Assembleia Legislativa prevê a construção de um novo traçado da rodovia no trecho de São Mateus município, criando uma espécie de desvio da via de dentro do município.
No último dia 7, uma audiência pública realizada pelo deputado federal Jorge Silva (PHS) reuniu em número expressivo grupos que apóiam o projeto, como empresários, Diocese de São Mateus e representantes de associações de moradores. A ECO-101, empresa concessionária da rodovia, afirmou que as intervenções devem custa por volta de R$ 60 milhões.
Os comerciantes instalados às margens do atual traçado da rodovia o impacto negativo da proposta. O mercado imobiliário da região já detecta negociações de compra de terreno onde seria construído o desvio. O novo traçado da rodovia tende a se estabelecer como também um novo aglomerado comercial, suplantando o pólo já consolidado às margens da 101.
Desde a privatização da rodovia, só este ano a ECO-101 acenou para o início das obras de duplicação. O licenciamento ambiental será debatido em audiências públicas no Espírito Santo. Os encontros serão realizados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a partir de julho.