O governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (14) investimento de R$ 8,1 milhões nas associações de Catadores de Materiais Recicláveis. Além do investimento, o governo quer oferecer alfabetização de adultos, educação ambiental, atendimento a dependentes químicos e capacitação profissional.
É compromisso do governo ampliar a comercialização dos produtos e a renda dos profissionais, dentro da política de economia solidária. O recurso investido irá fortalecer a ações dos catadores, envolvendo a atividade na economia do Estado. Além desse investimento, há expectativa de que o programa receba outros recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
Novas associações
A meta do governo é criar organizações de Catadores de Materiais Recicláveis em todos os 78 municípios do Espírito Santo. Hoje, existem 13 associações da categoria, com aproximadamente 380 pessoas envolvidas. A intenção é alcançar, em três anos, cerca de 1,8 mil pessoas. A estimativa leva em consideração dados coletados por meio do CadÚnico, do IBGE e de prefeituras.
Mais adiante, a expectativa é que as redes ofereçam unidades de processamento que possam melhorar a matéria-prima para, dessa forma, vender os materiais recicláveis já processados, pulando a etapa dos atravessadores e, assim, aumentando o valor dos produtos comercializados pelos catadores.
“Assinamos, hoje, um termo de compromisso com a Prefeitura da Serra, que assumiu a responsabilidade de doar um terreno na cidade para que seja instalada a primeira Central da Rede de Comercialização do Estado, que vai atender as associações da Região Metropolitana Norte”, disse Pedro Rigo, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).