quarta-feira, novembro 27, 2024
28.3 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Audiência apresenta Estudo de Impacto de Vizinhança de hotel no sítio aeroportuário

O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de um hotel no sítio aeroportuário, em Vitória, será apresentado em audiência pública no próximo dia 16 de outubro. É o segundo EIV de empreendimento na região a ser apresentado. O primeiro foi o do Centro de Eventos de Vitória, em maio, ocasião em que também foi apresentado o Plano Específico de Ordenação das Formas de Uso e Ocupação do Solo da ZEE 1, que engloba a área operacional do aeroporto e áreas comercializáveis.
 
O empreendimento de natureza não-residencial a ser implantado na área comercial 2, lote 1, do sítio aeroportuário, localiza-se na Avenida Dante Michelini. Serão nove pavimentos em uma área prevista de construção de 7,7 mil metros quadrados com 168 unidades de hospedagem, 83 vagas de estacionamento de automóveis. Serão apresentados análise da capacidade viária atual e futura, diagnóstico do ambiente urbano, impactos sobre a infraestrutura urbana e paisagem, diagnóstico ambiental, propostas de medidas mitigadoras ou compensatórias dos possíveis impactos urbanos, entre outros pontos. 
 
A apresentação à comunidade do entorno das destinações da área do sítio aeroportuário começou quente. No encontro de maio, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a administradora do terreno, apresentou sua proposta para os cinco milhões de metros quadrados da área, como as intervenções referentes à instalação do novo aeroporto de Vitória – nova pista, novo terminal de passageiros, expansão do estacionamento, entre outros.
 
Inicialmente, cinco áreas foram destinadas a uso comercial, via concessão, cada uma com mais de cinco mil metros quadrados. Mas os moradores contestaram tal encaminhamento e cobraram a contrapartida de instalação de equipamentos públicos. Dias depois, a Prefeitura de Vitória solicitou oficialmente à Infraero a disponibilização de uma área de 10 mil metros quadrados para atender à demanda dos moradores.
 
Mas o que realmente anda incomodando os moradores da região – Bairro República, Mata da Praia e Morada de Camburi – é a condução pela prefeitura do processo de implantação do Centro de Eventos de Vitória (CEV). O vencedor da construção do CEV foi anunciado em dezembro de 2013, portanto antes das audiências públicas. A apresentação do EIV do empreendimento recebeu uma saraivada de críticas dos moradores, que temem sobretudo os impactos viários nas ruas dos bairros. Os moradores exigem ainda hoje a rediscussão da instalação do CEV.
 
O hotel pertence ao grupo GJP Hotels e Resorts, rede hoteleira fundada em 2005 que administra hotéis em Maceió (AL), São Paulo (SP), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Foz do Iguaçu (PR), Aracaju (SE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Gramado (RS). Para erguer o hotel no Aeroporto Eurico Salles, o grupo venceu licitação de 2013, quando também saiu vencedora de certames semelhantes nos aeroportos de Santos Dumont, do Rio de Janeiro, e de Confins, de Belo Horizonte (MG).
 
A audiência pública será realizada a partir das 19h no Quality Hotel Aeroporto Vitória, na Avenida Adalberto Simão Nader, Mata da Praia.

Mais Lidas