Mais um espigão vai nascer em Bento Ferreira, Vitória. A Prefeitura de Vitória realiza nesta terça-feira (31) audiência pública para apresentação de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de um prédio de uso misto de 26 pavimentos. O encontro acontece no Cerimonial Maison Orange (Avenida Carlos Moreira Lima, 457), em Bento Ferreira, a partir das 19h.
A edificação será composta por torre residencial com 80 apartamentos de três quartos e cobertura de lazer coletiva, além de 15 lojas no térreo e 31 salas comerciais nos segundo e terceiro pavimentos, totalizando aproximadamente 18.836,64 metros quadrados de área construída. Estão previstas 194 vagas de garagem para uso residencial e 69 para uso não-residencial. O empreendimento é da Orion Engenharia e fica na Rua Francisco Rubim, 273.
Serão abordados caracterização do empreendimento, demanda e oferta de vagas, área de influência direta, análise da capacidade viária atual e futura, diagnóstico do ambiente urbano, impactos sobre a infraestrutura urbana e paisagem, diagnóstico ambiental, bem como, propostas de medidas mitigadoras e/ou compensatórias dos possíveis impactos urbano.
Bento Ferreira é um dos bairros de Vitória que sofreu forte verticalização na última década e ainda é assediada por projetos imobiliários. Alguns moradores manifestam especial preocupação com a construção de um shopping no bairro, como muitos deixam claro em manifestação no Minha Vitória, dispositivo de participação pública via internet do processo de revisão do Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória.
Eles se referem às investidas de grupos empresariais sobre o campo do Vitória Futebol Clube. Há o entendimento de que um grande empreendimento no bairro seria um transtorno para a sua dinâmica interna, com efeitos prejudiciais ao trânsito e à segurança.