sexta-feira, novembro 29, 2024
32.7 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Audiência discutirá alteração do PDU para a Enseada do Suá

Faltando apenas 53 dias para o final do seu mandado, o prefeito de Vitória, João Coser (PT), deu mais um passo rumo à alteração do Plano Diretor Municipal (PDU) para a região da Enseada do Suá, onde está previsto a ampliação do Shopping Vitória intitulado de Ala Marina, com seis pavimentos. Moradores estão preocupados e ainda desconhecem os detalhes o projeto. 

 

Segundo a proposta apresentada nesta quinta-feira (8), o projeto prevê investimentos na ordem de R$ 150 milhões para a construção de mais três pavimentos, com 77 lojas e três de salas comerciais. 
 
Já a proposta para viabilizar o projeto, apresentada pela prefeitura de Vitória, só será conhecida na próxima terça-feira (13). Segundo o Edital 007/12, a pauta da audiência pública tem como objetivo a apresentação do Plano Específico de Ordenação das formas de Uso e Ocupação do solo da Zona de Equipamentos Especiais 8 (ZEE 8).
 
A ZEE-8 é delimitada pela área que abrange a Avenida Américo Buaiz e as ruas Marília Resende Scarton Coutinho e Renato Nascimento Daher Carneiro, na Enseada do Suá. 
 
As alterações podem afetar ainda os bairros Praia do Canto, Santa Helena, Ilha do Boi e Ilha do Frade em relação à mobilidade urbana, além de gerar o aumento da população flutuante, devido aos empreendimentos futuros na região, e ainda o esgotamento da estrutura viária. 
 
O edital de convocação informa que os projetos serão abordados pelo secretário de Desenvolvimento das Cidades, Kleber Frizzera, durante a audiência. Ele falará também sobre o diagnóstico da Área de Influência Direta do projeto, com análises sobre a capacidade viária atual, uso e ocupação do solo; estudo de massa dos volumes para os lotes; dados sobre controle urbanístico; avaliação dos impactos sobre a paisagem e sobre a  estimativa de população fixa e flutuante.
 
O presidente da Associação de Moradores e Proprietários da Ilha do Boi (Ampib), Renato Pontes, ressalta que a associação deverá se posicionar sobre o tema após as explanações feitas durante a audiência. “A audiência faz parte do contexto, mas não decide o seu resultado. Tomamos conhecimento por terceiros sobre a reunião e vimos que é uma convocação muito técnica, então fazemos questão de participar para depois analisar quais serão os impactos. Inicialmente, podemos afirmar que causa estranheza o fato de o projeto do shopping preceder o debate com a sociedade”, enfatizou. 
 
Entre os pontos polêmicos que poderão surgir durante o debate, segundo ele, está a questão do gabarito das edificações – definidas em até quatro pavimentos atualmente -, e as questões da mobilidade urbana, do estacionamento e acesso à Ilha do Boi. 
 
Além do secretário de Desenvolvimento da Cidade, também falará durante a audiência o superintendente do Shopping Vitória, Raphael Meriguetti Brotto. 
 
O Plano Específico de Ordenação das Formas de Uso e Ocupação do Solo da ZEE 8, referente ao empreendimento, encontra-se à disposição dos interessados para consulta na Gerência de Gestão Urbana – GGU, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), em Vitória. 
 
Serviço:
Data: 13 de novembro de 2012.
Local:  Cinemark Shopping Vitória, Avenida Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá, Vitória – ES.
Horário: 19h às 21h. (o estacionamento será liberado aos participantes da audiência).

Mais Lidas