Uma audiência pública nesta segunda-feira (3), na Câmara de Vila Velha, vai discutir a implantação do Sistema Aquaviário. A reunião, promovida pelo vereador Anadelso Pereira (PSDC), surge no momento em que as prefeituras de Vila Velha e Vitória estudam a reativação do sistema, mas de forma turística. Balsas fariam a travessia entre a Prainha e a Praça do Papa.
Os municípios estão elaborando um decreto para autorizar o sistema. Um prazo de 45 dias será oferecido para que empresas manifestem interesse, a partir da publicação do decreto. O governo do Estado, no entanto, não manifesta interesse em apoiar a reativação – turística ou não – do aquaviário.
Em reunião com a Comissão de Infraestrutura e Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa em maio, o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli envolveu o tema em incertezas ao condicionar o retorno do sistema à recuperação econômica estadual e à elaboração de mais estudos.
“Apesar de existirem tantas condições favoráveis para a volta do Aquaviário – como uma necessidade cada vez maior de reduzir o impacto no trânsito – esta alternativa de transporte coletivo só será implementada quando o Governo do Estado realmente se envolver no projeto”, disse Anadelso, em sessão nesta quarta-feira (23).
Bike Legal
Ainda nessa semana, a Câmara de Vila Velha aprovou em segunda discussão o projeto de lei, de autoria do vereador Ricardo Chiabai (PPS), que dispõe sobre a criação do programa de estacionamento de bicicletas em locais abertos e de grande circulação de pessoas, o Bike Legal. A matéria segue para a sanção do prefeito Max Filho (PSDB).
Segundo o vereador, o projeto estabelece dois tipos de estacionamentos de bicicletas: a instalação de bicicletários por períodos de longa duração e a instalação de paraciclos nas vias públicas, destinados ao estacionamento em períodos de curta ou média duração.