quarta-feira, novembro 27, 2024
25.5 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Audiência pública discute mobilidade sustentável em Cariacica

Uma audiência pública nesta quinta-feira (7), às 18h30, na Câmara Municipal de Cariacica, vai discutir os desafios e as soluções da mobilidade sustentável no município que mais pena com a precariedade de infraestrutura cicloviária dentre os quatro principais da Grande Vitória – Vitória, Vila Velha e Serra. Falando de outro modo: o ciclista não trafega em segurança em Cariacica. 
 
Nesse sentido, o autor da proposta da audiência, o vereador Professor Erildo (PT), é, aliás, autor também de uma bem-vinda lei promulgada em janeiro e cuja repercussão foi tímida: a Lei 5.150/2013, que cria o Sistema Cicloviário no Município de Cariacica. 
 
Um dos pontos do instrumento determina que em todos os projetos de vias a serem construídas ou reformadas na cidade deverão ser feitas previsões de cioclovias, ciclofaixas ou faixas compartilhadas. Outro ponto exige a construção de bicicletários para o licenciamento de construção ou operação de shoppings, supermercados, estádios, teatros ou casas de shows.
 
Com cerca de 350 mil habitantes, Cariacica apresenta um volume expressivo de ciclistas, composto, na maioria, por trabalhadores. Entre as regiões com uso mais destacado de bicicleta, o vereador aponta os bairros de Porto de Santana e Castelo Branco. Ambos registram deslocamento a trabalho. O primeiro, pela ciclovia da Avenida Vale do Rio Doce, registra fluxo em direção a Vitória; o segundo, pela ruas, disputando espaço com os carros, para Vila Velha.  
 
Cenas de ciclistas pedalando entre os veículos são cotidianas no município, razão pela qual uma atividade singela como andar de bicicleta por puro lazer ainda é um risco em Cariacica. “As pessoas estão cobrando ciclovias para sair da Cariacica e ir até Vitória de forma segura”, diz o petista. 
 
Um dos convidados da audiência, o membro do grupo Ciclistas de Vila Velha (CVV) e representante da União dos Ciclistas do Brasil (UCB), Fernando Braga, que pedalou a trabalho por 19 anos entre a Praia da Costa, em Vila Velha, e o bairro Santana, em Cariacica, também vê um volume expressivo de ciclistas na cidade, apesar, destaca, de da gritante ausência de infraestrutura cicloviária. “Tem que construir artérias principais e artérias alimentadoras, saindo dos bairros”, analisa.
 
A audiência também contará com as presenças de Sandro de Oliveira, presidente da Federação Espírito-santense de Ciclismo (Fesc), Fabrício Dutra, secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Carlos Renato Alves, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Fernando Bettarello, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Cariacia (CDC), e Fábio Damasceno, secretário estadual dos Transportes e Obras Públicas.

Mais Lidas