Uma audiência pública nesta segunda-feira (22), às 18h, no auditório da Fecomércio, em Santa Lúcia, em Vitória, debate as obras de ampliação da Avenida Leitão da Silva, cujos efeitos têm sido devastadores para o comércio da região. Os participantes do encontro ainda não foram divulgados. A audiência foi proposta pelo vereador Devanir Ribeiro (PRB).
Os lojistas da Leitão da Silva amargam uma péssima fase. De um lado, estão obras que rastejam desde março de 2014, com interdições de tráfego, desvio de fluxo, máquinas, bate-estaca, buracos, barulho e poeira para todo canto. Um quadro que afasta os motoristas que trafegam pela região. Concentrados no trânsito desordenado, sem sinalização adequada, esquecem o comércio ao lado.
A tal quadro se junta um cenário de pessimismo na economia, que também afugente os consumidores e, claro, afeta a atividade comercial. A Associação dos Empresários da Leitão da Silva e Imediações (Assemples) divulgou que, desde o início das obras, 12 lojas cerraram as portas e o movimento em geral despencou 50%. Não é difícil flagrar as dificuldades enfrentadas pelo comércio local, como mostramos em recente reportagem.
O Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) diz que o prazo para conclusão das obras é janeiro de 2017.
O projeto de ampliação da Leitão da Silva tinha previsão de término de 18 meses. É primeira intervenção oficial para receber o Sistema BRT (vias exclusivas para ônibus). Os três quilômetros da avenida receberão mais uma pista de rolamento, totalizando três faixas para cada sentido de tráfego, ciclovia, requalificação dos passeios, cobertura da galeria. Haverá ainda obras de macrodrenagem.