Em audiência pública no próximo dia 13, Jardim Camburi discute a revisão do Plano Diretor Urbano (PDU) do bairro. A limitação da altura de novos empreendimentos em até oito andares, a oferta de mais vagas de estacionamento nos novos prédios e a reserva de áreas para comércio estão entre os pontos de pauta. O encontro acontece, a partir das 19h, na EMEF Elzira Vivacqua.
De acordo com o mais recente Censo Imobiliário do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), divulgado em novembro passado, o bairro registra 2.457 unidades em construção. De acordo com o censo de 2009, em junho de 2005, foram 1.914 unidades construídas. Em 2009, 3.824.
Daí a pressão que a cada ano sofrem as vias de Jardim Camburi, se pensarmos que cada unidade (as residenciais, sobretudo as de dois quartos, foram maioria) significa o incremento de mais carros nas ruas. Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem 39.157 habitantes.
A audiência é promovida pelo vereador Davi Esmael (PSB). Estarão presentes a subsecretária de Desenvolvimento Urbano, Lúcia Vilarinho, o secretário da Associação de Moradores de Jardim Camburi (ACJAC), Evandro Figueiredo, o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória, Fabrício Gandini e o vereador proponente.