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Audiência pública vai discutir destinação de galpões do Porto de Vitória para corredor do BRT

A polêmica utilização de três galpões do Porto de Vitória para a passagem do BRT (Bus Rapid Transit) será discutida pela Comissão de Cultura e Comunicação Social da Assembleia Legislativa, em audiência pública, no próximo dia 31. A Comissão é presidida pela deputada Luzia Toledo (PMDB). 
 
De acordo com o convite feito à população e entidades da sociedade civil, a audiência —“Projeto Revitalização do Porto de Vitória” — vai discutir, além do uso do espaço, a demolição dos galpões quatro e cinco do Porto. 
 
“O Conselho Estadual de Cultura [CEC] é contra a posição autocrática e a falta de consulta pública por parte do governo em relação a este projeto. Não foi discutida a viabilidade humana e de estrutura. E acho estranho que a Comissão, que nunca se posicionou diante de temas polêmicos da cidade, convoque agora essa audiência”, ressaltou o conselheiro do CEC Fraga Ferri. 
 
Segundo Ferri, que garantiu presença no debate, o BRT não cabe na cidade de Vitória. “Não somos Curitiba, não temos vias largas”, comparou. 
 
O conselheiro se mostrou preocupado quanto ao direcionamento que será dado ao debate sobre o tema na Assembleia. 
 
Durante reunião do Conselho Estadual de Cultura realizada Biblioteca Estadual no último dia três com representantes da Codesa e do governo do Estado, Fraga deixou claro que já existe um projeto de tombamento dos armazéns e que isso vem sendo ignorado pela Codesa. 
 
“O conceito de desenvolvimento e evolução é relativo ao interesse de um grupo e não da população. Afinal, ela sequer foi ouvida”, bradou ele na ocasião. 
 
O projeto é uma espécie de parceria entre governo do Estado e Codesa, visto que para o porto, além da dragagem da baía de Vitória, a Codesa prevê a demolição do prédio administrativo e dos armazéns 4 e 5. O local dará lugar a um novo pátio de estocagem, sobretudo para o estoque de veículos, e ao novo prédio da Codesa. 
 
Em contrapartida, justifica a Codesa, serão disponibilizados três galpões (um, dois e três) para o Sistema BRT, além de parte do seu terreno limite com a Avenida Getúlio Vargas, que dará lugar a uma faixa de seis metros para o lazer do cidadão. 
 
Tanto a demolição dos galpões quanto o uso dos restantes para o BRT vêm sendo duramente criticados pela sociedade civil organizada por se tratar de um projeto que não leva em conta o valor histórico das estruturas para a cidade de Vitória, por significar a extinção de um espaço utilizado para o fomento da cultura e que deveria ser revitalizado ao invés de destruído. 
 

Serviço:

Audiência Pública “Projeto de Revitalização do Porto de Vitória”
Data:31 de outrubro de 2013
Local: Plenário Dirceu Cardoso na Assembléia Legislativa, em Vitória
Horário: 14h

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