Nas próximas semanas, duas audiências públicas apresentam Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de empreendimentos em Vitória. Em 10 de julho, será apresentado o EIV de uma torre comercial de 22 pavimentos na Enseada do Suá. No dia 23, o mesmo ocorrerá com um empreendimento de uso misto, composto por duas torres, de 11 e 12 pavimentos, em Jardim Camburi.
De responsabilidade da RDJ Residencial Ltda, a edificação prevista para a Enseada do Suá é de uso não residencial (comércio e serviço) e contará com 96 salas comerciais e três lojas no pavimento térreo em seus 22 pavimentos, apresentando área total de construção de aproximadamente 12,3 mil metros quadrados. O prédio será construído na Avenida João Batista Parra, 560.
As torres de Jardim Camburi são empreendimento da Lorenge. De uso residencial e não residencial, ele deve ser implantado na Avenida Theófilo Costa, 165, em Santa Terezinha. O empreendimento será constituído por uma torre residencial de 11 pavimentos, com 44 apartamentos de três quartos, e uma torre comercial de 12 pavimentos, com 132 salas, pavimento térreo com 13 lojas comerciais e pavimentos, e garagem para 247 vagas de estacionamento de veículos.
Em março deste ano, uma audiência pública debateu o crescimento imobiliário de Jardim Camburi, o bairro mais populoso do Espírito Santo. A explosão do número de prédios trouxe mais pessoas e, portanto, carros, exercendo ainda mais pressão sobre as vias do bairro. Tanto que, como 2015 é ano de revisão do Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória, uma das propostas dos moradores é a restrição a oito andares em novos prédios.
Em ambas apresentações, serão enfocados a caracterização do empreendimento, demanda e oferta de vagas de estacionamento, área de influência direta, interferências sobre a estrutura viária e circulação no entorno, análise da capacidade viária atual e futura, diagnóstico do ambiente urbano com simulação gráfica do empreendimento na paisagem e diagnóstico ambiental, bem como propostas de medidas mitigadoras e/ou compensatórias dos possíveis impactos urbanos.
A audiência sobre o empreendimento da Enseada do Suá acontece no auditório do Golden Tulip Hotels (Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 635, Enseada do Suá), a partir das 19h. No mesmo horário, o debate sobre o empreendimento de Jardim Camburi será realizado no auditório da Faculdade Estácio de Sá (Avenida Doutor Herwan Modenese Wanderley, 1001, Jardim Camburi).
Os respectivos EIVs estão disponíveis para consulta na Gerência de Gestão Urbana, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, da Prefeitura de Vitória. Rua Vitório Nunes da Motta, 220, terceiro andar, sala 301, Enseada do Suá.