Duas audiências públicas na próxima semana, na Câmara de Vitória, irão discutir questões urbanas da cidade. Na terça-feira (8), às 18h30, a reunião promovida pelo vereador Duda Brasil (PDT) vai debater a minuta do novo Plano Diretor Urbano (PDU). Na quarta-feira (9), a partir das 19h, será a vez de discutir a falta de infraestrutura e informações nos pontos de ônibus de Vitória. A iniciativa é do vereador Roberto Martins (PTB).
A audiência sobre a minuta do PDU, que está disponível para consulta popular no site da Prefeitura de Vitória, é a primeira para debater o principal instrumento ordenador do crescimento da cidade. O encontro deve receber lideranças comunitárias e cidadãos para conhecer o projeto. A minuta será aprovada no Encontro da Cidade, marcado para dia 14 de agosto, a partir das 8h, no Hotel Golden Tulip Porto Vitória, na Enseada do Suá.
Já audiência sobre os pontos de ônibus de Vitória é para debater a carente difusão das informações acerca da rota e dos horários dos veículos que realizam o transporte público coletivo. A proposta foi sugerida em projeto acadêmico desenvolvido por alunas da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), que participarão do evento.
As duas audiências prometem bons debates. O PDU de Vitória já tem pontos controversos, como a unificação de áreas para fins comerciais, liberadas só em até 250 metros quadrados, e as faixas de recuo do no Canal de Camburi, reduzidas de 15 para 8 metros.
O debate sobre o transporte público acontece no momento em que a qualidade do serviço municipal é questionada e tramita na Câmara uma proposta de integração do sistema municipal de transporte ao Transcol, o sistema municipal.