O Centro da Capital ganhará um estúdio público para os ensaios de grupos musicais da cidade. A ideia foi proposta pelo vereador Vinícius Simões (MD) e a criação do espaço confirmada nesta segunda-feira (22) pelo Secretário Municipal de Cultura, Alexandre Lima.
Segundo o secretário, os estudos para a criação do estúdio já foram iniciados na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), mas ainda não há prazo para a entrega do espaço.
De acordo com o vereador, que propôs a medida, também não foi informado o orçamento para a realização imediata da obra, assim como para a compra dos instrumentos e equipamentos necessários para o bom funcionamento do estúdio e desenvolvimento dos artistas. “Este espaço será destinado a bandas, que contribuirá para incentivar a carreira profissional de jovens músicos e assim valorizar a produção cultural do município”, explicou Vinicius Simões.
Também foi proposto à Prefeitura de Vitória a criação do “Espaço do Artista”, também no Centro de Vitória, mas a prefeitura ainda não se manifestou sobre a proposta do vereador.
Vinicius Simões afirma que o objetivo das propostas é revitalizar a região e, sobretudo, criar espaços culturais promovendo o desenvolvimento de atividades em locais adequados. “O Parque Moscoso é um espaço de lazer e divertimento, porém não tem sido aproveitado como tal. Acredito que essa medida irá contribuir para preservar o espaço público e potencializar a beleza do patrimônio histórico e paisagístico da cidade”,disse o vereador.
Simões quer ainda que a Prefeitura de Vitória crie a “Escadaria Literária”, que consiste na pintura de trechos de poemas de artistas capixabas nos espelhos dos degraus das sscadarias Maria Ortiz, Piedade e São Diogo, localizadas no Centro de Vitória.