domingo, setembro 22, 2024
21 C
Vitória
domingo, setembro 22, 2024
domingo, setembro 22, 2024

Leia Também:

Barracões no Tancredão: Ilha do Samba pode até vingar, mas sem demolição da pista de skate

O prefeito Luciano Rezende (PPS) iniciou seu mandato arrumando desavença com skatistas, em relação à pista da Praia de Camburi. Agora, no último ano da gestão, já se encaminhava para novas desavenças, desta vez em relação à possível demolição da pista de skate do parque Tancredão, em Mário Cypreste. Não mais. Após reunião com representantes dos skatistas nessa quinta-feira (31), a Prefeitura voltou atrás e garantiu a preservação do local.
 
No início da semana, o secretário de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, anunciou a demolição da pista para a construção do Ilha do Samba, uma estrutura para abrigar os barracões para as agremiações que desfilam no Carnaval Capixaba. Krohling até tentou tranqüilizar os skatistas: o projeto não iria para frente sem a construção de uma nova pista, que ficaria a cargo Liga Independente das Escolas de Samba do Espírito Santo (Lieses).
 
Aí que os skatistas se alarmaram mesmo. “A liga já passa mal para fazer o Carnaval Capixaba, como vai fazer uma pista?”, questiona Laurinho Almeida, da Associação Capixaba de Skate. “O que a liga entende de pista de skate? Ela é a prefeitura, uma ONG, uma Oscip?”, dispara Guilherme Borges, da Federação de Skate do Espírito Santo.
 
O assunto foi iniciado por um pedido da Lieses de utilização de parte do Tancredão para a construção do complexo para os barracões das escolas de samba. A prefeitura enviou ao Governo do Estado um documento solicitando a alteração do convênio de cessão do terreno, de propriedade do Estado. Hoje o escopo de uso do terreno só permite ações de esportes e de lazer; a ideia seria ampliá-lo para ações culturais.
 
O projeto foi anunciado pelo prefeito Luciano Rezende (PPS) em concorrida solenidade no último dia 21, presenciada por presidentes e representantes de todas as agremiações participantes do Carnaval Capixaba. O problema é que nenhum representante dos skatistas foi convidado.  
 
Presente à reunião dessa quinta, Laurinho garantiu que não haverá demolição da pista de skate. O pedido da prefeitura ainda está sob análise do governo. Os skatistas garantem que sem o aval do grupo, nenhum projeto vai sair do papel.
 
Em janeiro de 2012, a Prefeitura de Vitória também trocou os pés pelas mãos em episódio semelhante. Com duas semanas de governo, Luciano Rezende provocou discussão com os usuários do calçadão da Praia de Camburi ao baixar uma regulamentação de uso do espaço. Desagradando a todos, voltou atrás uma semana depois, abrigando-se no discurso do diálogo para justificar o recuo. 

Mais Lidas