quinta-feira, novembro 28, 2024
31 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Campanha ‘Por uma vida sem catracas’ será lançada nesta terça-feira

O Fórum Capixaba Popular, Sindical e Estudantil fará nesta terça-feira (27) o lançamento da campanha “Por uma vida sem catracas”, no auditório do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, no Centro de Vitória. Segundo a entidade, a população está convidada para o lançamento da campanha, classificada pelo Fórum como um reflexo das indignações dos estudantes, trabalhadores, das mulheres, do movimento LGBT, dos negros e de outros movimentos sociais da Grande Vitória. 
 
“Se você também luta por direitos sociais; se é a favor de uma educação e saúde públicas de qualidade, de transporte público eficiente e que ofereça melhores serviços à população em vez de apenas encher o bolso dos empresários; se você defende que a vida seja mais justa e digna, sobretudo para as pessoas menos favorecidas; e se você também quer lutar por uma vida sem catracas; você será bem-vindo no lançamento desta campanha!”, anunciou o Fórum em sua página no Facebook.  
 
Para o movimento, no Estado, a exemplo do que ocorreu em São Paulo, a população também saiu às ruas demonstrando sua insatisfação e foram reprimidas de forma violenta pela polícia. “A repressão impulsionou a indignação popular e vimos talvez o maior ato da história do Espírito Santo. Mas se num primeiro momento a insatisfação foi difusa e contraditória, o movimento foi pouco a pouco ganhando corpo, construindo uma identidade através do lema “Não é por 0,20 centavos, é por Direitos – ES” “, registraram os organizadores do movimento nas redes sociais. 
 
A partir daí, a resposta negativa do governo capixaba aos anseios da população – repressão, criminalização e prisões arbitrárias – acabou contagiando também o lema “Por uma vida sem catracas”. 
 
“Certamente essa foi uma das frases mais entoadas nos últimos meses pelo Brasil. Aqui isso também representa a união de vários setores insatisfeitos da sociedade. É o grito contra uma ordem social capitalista, a qual todas as atividades são controladas por uma máquina cinza e fria”, enfatizou o movimento sobre a forma desumana com que são transportados os passageiros nas cidades. 
 
Além do preço das passagens, o movimento critica também a forma de pagamento das empresas de transporte a partir do giro da catraca, o que, segundo o Fórum, resulta na situação caótica com que são transportadas as pessoas no País. 
 
Pouco mais de 140 pessoas já confirmaram presença no lançamento desta terça (27). 
 
Serviço:
Data: 27 de agosto de 2013
Local: auditório do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, no Centro de Vitória
Horário: 19h30

Mais Lidas