Cariacica tem apenas 12 quilômetros de ciclovias, mas já a sua Semana Municipal do Ciclista e do Incentivo ao Ciclismo, a ser celebrada em todo mês de junho. Segundo a lei que institui a semana, cabe ao Executivo Municipal difundir o uso da bicicleta exercício físico e para o transporte, “destacando sua economicidade”.
Como na maioria dos municípios da Grande Vitória, ou em condições até mais adversas, o município de Cariacica registra uma infraestrutura cicloviária insatisfatória, comprometendo a segurança de que usa a bike para qualquer fim, como esporte, lazer ou meio de transporte. As ciclovias estão na Avenida Vale do Rio Doce, em Porto de Santana, na Rodovia Leste-Oeste e na Avenida Alice Coutinho.
A lei até tem bons objetivos: “promover a conscientização da importância do ciclismo para o transporte individual, bem como para a prática de outras atividades ou esportes que utilizam a bicicleta como instrumento e, consequentemente, da qualidade de vida possibilitada através destas atividades e buscar soluções para a viabilização de vias exclusivas para os ciclistas”.
A ação está vinculada ao recente patamar que a bicicleta alcançou como veículo de transporte. O poder público quer se mostrar atento aos novos tempos, às novas demandas – em especial sobre mobilidade urbana, tema que concentrou os principais debates públicos do último ano.
A intenção é válida, mas a Prefeitura de Cariacica precisa algo mais do que uma semana dedicada ao ciclista e ao ciclismo: a melhor maneira de incentivar o uso da bicicleta ainda é prover a cidade de infraestrutura cicloviária, elemento ainda escasso nas precárias vias urbanas cariaciquenses.