Rio Doce ultrapassou cota de inundação e famílias tiveram que ser encaminhadas para abrigos
O governador Renato Casagrande (PSB) acompanhou neste sábado (25) a situação das chuvas em Linhares, norte do Estado, a partir do Centro de Inteligência da Defesa Civil. Por causa das chuvas, o Rio Doce ultrapassou a cota de inundação, atingindo 4.28. Diante disso, famílias do bairro Olaria foram encaminhadas para um abrigo no ginásio poliesportivo do bairro Juparanã e na Casa de Acolhida. Ao todo, são 40 desabrigados.
Junto, no Centro de Inteligência, com o comandante dos Bombeiros, Coronel Cerqueira; o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Aguiar; o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Busatto e o chefe do Notaer, Major Anechini, Casagrande afirmou que já fez contato com o prefeito Bruno Margotto Marianelli (Republicanos), com os vereadores e com a Eco101, pois há pontos de alagamento.
Disse ainda que colocou a Defesa Civil à disposição da cidade, com aeronaves e embarcações para retirar as pessoas que se encontrarem ilhadas. Também destacou que a gestão estadual irá auxiliar na reconstrução da infraestrutura local, se necessário.
Conforme consta no Boletim Extraordinário da Defesa Civil, Linhares se encontra em alerta muito alto para risco hidrológico. Outros municípios do norte e noroeste estão com alerta vigente. Em Baixo Guandu, Colatina e Marilândia, o alerta é muito alto. Nas cidades de São Mateus e Nova Venécia, moderado.
Em 19 de dezembro. as chuvas causaram erosão no Km 71,5 da BR-101, em São Mateus, fazendo com que o trecho entre o km 70 e o 73 fosse interditado. Foi construído um desvio provisório ao lado da rodovia, liberado neste sábado para passagem de veículos em ambos sentidos. O desvio, segundo a Eco101, será utilizado até que as obras no trecho sejam concluídas no percurso original da rodovia. A previsão é de cerca de 60 dias.