A licitação das obras de implantação do sistema de captação de água no Rio Reis Magos, estação de tratamento e adução até o reservatório de Serra-Sede, na Serra, foi publicada na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para 8 de julho.
A obra foi anunciada em concorrida solenidade na última sexta-feira (29), em que o governador Paulo Hartung (PMDB) também anunciou uma obra de esgotamento sanitário em Vale Encantado, Vila Velha. O sistema serrano está orçado em R$ 69 milhões, provenientes de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O projeto prevê a captação de água, construção de uma estação de tratamento, um reservatório de água tratada de cinco milhões de litros e adutora de água tratada de 15 quilômetros, com diâmetro de 700 milímetros, que alimentará um reservatório em Serra Sede. Prevê também adutora de água bruta e elevatória de água tratada.
As águas do Rio Reis Magos foram indicadas como fonte alternativa de abastecimento na Grande Vitória ante o quadro de esgotamento da capacidade de exploração do Rio Santa Maria em 2020, apontado em 1999 pela própria Cesan. A expectativa é que o novo sistema reforce a Serra com uma produção inicial de 500 litros de água por segundo, abastecendo cerca de 150 mil moradores. A previsão de conclusão da obra é em 2017.