O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) intensificou o alerta ao município de Santa Leopoldina, região serrana do Estado. O município já registrou o rolamento de uma rocha próximo ao Instituto Apae. Segundo o Cemaden, o alerta na região foi de moderado para alto devido as chuvas que deverão continuar na região.
Ao todo, a precipitação acumulada da região foi de 30mm em 24horas, 93,6 em 48 horas e 138,8mm em 96 horas, conforme registro da estação Santa Teresa/INMET. A base na medida histórica para todo o mês de agosto é de 57mm.
A informação é que não há registro relevante de prejuízos e danos humanos no estado, mas há risco de deslizamento envolvendo rolamento de bloco rochoso no município.
Além do município, também está mantido o alerta de risco moderado de deslizamento nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Santa Maria de Jetiba e Cariacica devido aos significativos acumulados de precipitação e previsão de chuvas fracas para as próximas horas.
A precipitação acumulada até esta quarta-feira (15) na estação Vitoria-ES / INMET, também é maior que a quantidade esperada para todo o mês de agosto. Na estação observou-se o volume de 22,2mm/24hs; 54,8mm/48hs e 79,6mm/96hs e a média histórica registrada fica em torno de 60mm.
Segundo o Coronel BM Edmilton Ribeiro Aguiar Junior, Coordenador Estadual de Defesa Civil, é importante um trabalho constante, das defesas civis municipais, relacionado com a prevenção e preparação para os desastres, pois apesar de estarmos em um mês considerado fora do período de ocorrência de fortes chuvas, que seria de novembro a março, há desastres acontecendo.