sexta-feira, novembro 29, 2024
25.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Chuvas fortes devem persistir até esta quarta-feira

 A chuva que iniciou na noite desta segunda-feira (18) e persiste durante esta terça-feira (19) vem provocando transtornos para os moradores que tentam se locomover, principalmente nos municípios da Grande Vitória. Os alagamentos se multiplicam por toda a região metropolitana obstruindo vias causando transtornos e estragos. Entre 19 horas de segunda e 8 horas desta terça-feira (19) choveu 170 milímetros no Estado, o dobro do esperado para o mês de março. No fim da manhã, o acumulado chegou a 190 milímetros.

 
Durante a madrugada foram registrados alagamentos e quedas de árvores em Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari. No interior do Estado árvores também caíram e obstruíram vias em Cachoeiro de Itapemirim, na região sul e Marechal Floriano, na região serrana. 
 
A forte chuva que atinge o Estado nesta terça-feira está sendo considerada atípica e deve persistir nesta quarta-feira (20). As vias de acesso à Terceira Ponte, em Via Velha, principalmente as avenidas Francelina Carneiro Setúbal, Antônio Ataíde, Luciano das Neves estão obstruídas pela água, impossibilitando o trânsito de carros. Nas imediações da Avenida São Paulo, também em Vila Velha uma árvore caiu impedindo o acesso de carros à Terceira Ponte. 
 
Nas imediações do Terminal de Vila Velha a inundação impediu que os ônibus circulassem pelo local na manhã desta terça-feira. A chegada a Vila Velha pela Terceira Ponte também foi prejudicada por conta do alagamento. 
 
A prefeitura de Vila Velha solicitou apoio do exército para o resgate de moradores da região do bairro Cobilândia, que são fortemente atingidos pela chuva.
 
De acordo com o relatório mais recente da Defesa Civil Estadual são 28 desabrigados e 96 desalojados – que estão na casa de parentes ou amigos – na Grande Vitória. No interior do Estado não há registro de pessoas afetadas. Por conta da possibilidade de continuidade das chuvas a Defesa Civil de Vila Velha optou por ativar um abrigo que funciona na escola municipal João de Medeiros Calmon, no bairro Parque das Gaivotas.
 
O exército está ajudando com remoção de escombros e abertura de caminhos, com o auxilio de quatro caminhões com altura de um metro e quatro equipes. Até o momento a água não passou deste nível. Inicialmente foi feito o atendimento de pessoas em hospitais, depois o resgate de moradores ilhados de Vila Velha.
 
O acesso a Vitória por vila Velha pela Segunda Ponte também está comprometido por conta de pontos de alagamento na Avenida Carlos Lindenberg. 
 
Na noite desta segunda-feira foram registradas rajadas de vento de 40 km/h na estação meteorológica da Ufes e de mais de 50 km/h na região do aeroporto Eurico Salles. Na Terceira Ponte as rajadas chegaram a 90 km/h
 
A orientação da Guarda Civil de Vila Velha é que os condutores evitem sair de carro nesta terça-feira, optando pelo transporte coletivo, que consegue vencer os alagamentos. Além disso, a sugestão é para que aqueles que têm possibilidade evitem deixar as residências nesta terça. 
 
No quilômetro 265 da BR-101, na Serra, a via está obstruída nos dois sentidos, só sendo possível o trânsito pelas vias laterais. 
 
Já a prefeitura de Cariacica montou um gabinete itinerante na manhã desta terça-feira na sede da Secretaria de Serviços de Transito (Semset) do município. De lá o prefeito Juninho deve coordenar as ações envolvendo as ocorrências de chuvas. A decisão faz parte das ações do Comitê de Prevenção de Desastres Naturais do município. 
 
No município, o rio Bubu transbordou em alguns pontos inundando bairros do entorno. 

O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) recebeu alertas reportando riscos de deslizamento e inundação na região da Grande Vitória, Alfredo e Anchieta, no sul do Estado, que foram repassados para as defesas civis dos municípios para que fossem tomadas as providências.

A previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é que as chuvas sigam moderadas durante esta terça-feira. As condições de chuva volumosa podem persistir até a manhã desta quarta-feira (20).  

 
 

Mais Lidas