quinta-feira, novembro 28, 2024
23.9 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Chuvas no ES: mais de 16 mil tiveram que deixar suas moradias

O último boletim da Defesa Civil Estadual, emitido às 11h30 desta quinta-feira (19), dá um panorama dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde a última segunda-feira (16). Segundo o órgão, subiu para 16.303 o número de pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas devido às chuvas. Há 1.768 desabrigados e 14.535 desalojados, além de 2.767 edificações danificadas. A Defesa Civil confirmou a morte de duas pessoas, uma em Colatina (noroeste) e outra Nova Venécia (norte).
 
Em Colatina, um homem foi soterrado por um pedra que rolou do morro e caiu sobre sua casa, no bairro Santo André. Já em Nova Venécia a vítima tentou tirar o carro da garagem de sua casa, para evitar que ele fosse levado pela enxurrada, mas acabou sendo surpreendido pela força da água e morreu afogado. O corpo do homem foi encontrado a 50 metros da garagem.
 
Ao todo, nove municípios estão preparando a documentação para decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública. São eles: Rio Bananal, Castelo, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Laranja da Terra e São Domingos do Norte. A Defesa Civil informa que outros municípios estão avaliando os prejuízos e posteriormente também poderão decretar situação de emergência.
 
Um mapeamento da Defesa Civil aponta um total de 35 municípios (somando os nove acima) que foram mais afetados pelas fortes chuvas: Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra, Vitória, Itaguaçu, Conceição do Castelo, Itarana, Muniz Freire, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Barra de São Francisco, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Ibiraçu, Mantenópolis, Nova Venécia, São Mateus, Guarapari e Ibatiba.  
 
Apesar dos períodos de melhoria previstos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para esta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), a chuva segue intermitente em praticamente todo o Espírito Santo, mesmo que mais fraca. Apesar de estar perdendo a força, a chuva ainda pode causar transtornos em determinados pontos do Estado. O Incaper prevê que pode voltar a chover forte na tarde desta sexta-feira (20) e no domingo (22).
 
Doações para as vítimas das chuvas
 
As doações estão sendo recebidas pelo 1º Batalhão e 4º Batalhão da Policia Militar: 1º Batalhao: Av Maruipe, 2115, Maruipe Vitoria – Tel 3636-7306; 4º Batalhão: Av Nossa Senhora da Penha, 118 Ibes – Vila Velha –  Tel (27) 3636-0400

Mais Lidas