O bairro mais populoso de Vitória vai ganhar mais uma faixa exclusiva para bicicletas. Será inaugurada neste sábado (20) a ciclovia da rua Munir Hilal, em Jardim Camburi. O trecho vai da orla de Jardim Camburi a Bairro de Fátima, na Serra, se conectando à ciclovia da rua Otaviano de Carvalho. A nova faixa tem 2,30 metros de largura e calçada de 1,50 metro, além de canteiro, totalizando um trecho de 600 metros.
Jardim Camburi dispõe de boas opções de acesso ou saída do bairro, como a ciclovia da Munir Hilal e da Avenida Norte Sul. No entanto, são opções implantadas nas extremidades do bairro. A da Norte Sul tem o problema de desembocar em lugar nenhum. O ideal, segundo cicloativistas, seria agora a construção de opções centrais para deslocamento seguro pelo interior de Jardim Camburi.
Como a região experimentou um grande aumento populacional nos últimos anos, o tráfego veicular também aumentou. Andar por dentro do bairro requer compartilhar as ruas com os carros, pondo em risco o deslocamento seguro dos ciclistas. Outro problema apontado por cicloativistas é a falta de sinalização para ciclistas, especialmente a sinalização nos cruzamentos.
A ausência de bicicletários nos prédios comerciais é outro inconveniente. O ideal, aproveitando a revisão do Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória, seria exigir a instalação de bicicletários nos novos estabelecimentos comerciais. Em suma, são problemas que se repetem por toda a cidade. Ainda assim, em comparação com outros bairros da cidade, Jardim Camburi não é dos piores para se pedalar.
Nesta segunda-feira (22) a Prefeitura de Vitória apresenta o projeto de ciclovia na Avenida Rio Branco, na Praia do Canto. A ciclovia terá 1,8 quilômetros de extensão, 2,5 metros de largura e será quase integralmente implantada no canteiro central, para a manutenção das duas pistas de rolamento. A via vai ligar a Praia do Canto a Santa Lúcia.