O projeto para implantação de uma ciclovia e a ampliação da capacidade de tráfego da Terceira Ponte será apresentado à população da Grande Vitória em duas reuniões públicas, que serão realizadas na próxima semana, na Capital (3) e em Vila Velha (4). Os encontros são organizados pela Secretaria Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), tendo o titular da pasta, Fábio Damasceno, à frente das exposições.
Além da ciclovia e barreira de segurança, segundo o projeto da Semobi, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa de tráfego em cada sentido, ficando com seis no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos será aumentada em torno de 40%. Hoje, a ponte possui quatro pistas, duas em cada sentido. De acordo com informações do Governo do Estado, a obra, orçada em cerca de R$ 100 milhões, deve ficar pronta num prazo de três anos, após concluído o processo de licitação.
A estrutura utilizada para ciclovia e proteção contra suicídios será metálica. As ciclovias estarão nas duas laterais da ponte e abaixo da barreira.
A Semobi informa que, em um primeiro momento, o projeto de implantação da ciclovia e a ampliação da Terceira Ponte serão expostos de forma didática. Depois, o público poderá tirar dúvidas e expor opiniões e expectativas. Para isso, as inscrições dos interessados serão realizadas nos próprios locais. As reuniões terão início às 19h, com duração máxima de três horas.
Projetos
Para viabilizar o projeto da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará uma estrutura metálica nos dois sentidos, que também funcionará como uma barreira de proteção ao suicídio. A ciclovia contará com uma grade anti-escalada para a proteção, com altura de três metros, e uma pista com pavimento asfáltico de três metros de largura.
A estrutura próxima ao vão central também contará com um alargamento, chegando a seis metros, e funcionará com uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade anti-escalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha. Não haverá cobrança de pedágio para acessar a ciclovia, mas o acesso será liberado apenas com o CartãoGV (Bilhete Único Metropolitano) para maior segurança da via, sem efetuar desconto de tarifa.
Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada.
A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.
Em março, após dois anos de discussão, os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei (PL) 2/2017, que obriga a instalação de grades, telas, redes ou qualquer outro meio de proteção que impeça suicídios na Ponte Darcy Castello de Mendonça, conhecida como Terceira Ponte. O PL é do deputado Euclério Sampaio (PDT).
A proposição prevê que o instrumento escolhido para ser instalado na Terceira Ponte – rede, tela, grade ou outro – seja de difícil escalada e aprovado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) como forma de atestar a eficiência do dispositivo.
REUNIÕES PÚBLICAS
Vitória
Dia: 3 de setembro de 2019.
Local: Auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão – CIAC – Endereço: Rua Vitório Nunes da Mota, 220 – Enseada do Suá.
Horário: das 19h às 22h.
Vila Velha
Dia 4 de setembro de 2019.
Local: Auditório da Escola Estadual Vasco Coutinho – Município de Vila Velha. Endereço: Avenida Luciano das Neves, s/n – Centro de Vila Velha.
Horário: das 19h às 22h.