Após tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, na madrugada do último domingo (27), que abalou o País e mundo, com a morte de pelo menos 231 pessoas, a maioria jovens, acendeu imediatamente um alerta nos estados e municípios brasileiros, e na população, sobre as condições de segurança das casas noturnos e outros espaços fechados que abrigam eventos. A preocupação das autoridades agora é tomar medidas preventivas para evitar tragédias como a ocorrida em Santa Maria.
No Espírito Santo não foi diferente, o Corpo de Bombeiros (CBMES) divulgou nesta segunda-feira (28) a lista dos estabelecimentos vistoriados de dezembro de 2012 a janeiro de 2013 na Grande Vitória. Segundo o CBMES, cinco casas noturnas estão irregulares, uma está em processo de regularização e outra retira o alvará a cada evento realizado.
Estão irregulares no Estado os seguintes estabelecimentos: Casa Clube, em Vitória; Saloon, na Serra; Black Bar, Twister e 100 Saída, ambos em Cariacica. Já a Blow Up, em Vila Velha, está em processo de regularização; e a Pedreira, em Guarapari, segundo o Corpo de Bombeiros, solicita um novo alvará a cada evento realizado no espaço.
Em suas páginas no Facebook as casas noturnas 100 Saída – nome em tanto sugestivo – e Black Bar, também em Cariacica, apresentam a sua programação normalmente. No site da Sallon, na Serra, também está programada a “Quinta Country”, no próximo dia 31. Já a Twister não apresenta nenhuma programação em sua página do Facebook.
A boate Next, em Vila Velha, está listada como regularizada, porém, não foi informado na lista do Corpo de Bombeiros qual a capacidade de lotação da casa, conforme foi listado para as demais casas regularizadas.
Além de divulgar a lista, o CBMES alertou sobre os riscos e cuidados a serem tomados para evitar tragédias como a registrada em Santa Maria, na madrugada do último domingo (27).
“O CBMES exige, de acordo com a Legislação de Segurança Contra Incêndio e Pânico (2010), que estes estabelecimentos possuam no mínimo iluminação de emergência, sinalização de emergência, extintores e saídas de emergência de acordo com a capacidade de cada ambiente”.
O alvará tem validade de um ano e cada cidadão pode acessar o
site do Corpo de Bombeiros e averiguar a regularização desses estabelecimentos no link do SIAT, em “Consulta Alvará” e colocar o nome fantasia ou a razão social.
Em caso de incêndio, alerta o Corpo de Bombeiros, o cidadão deve localizar a saída de emergência mais próxima, não entrar em pânico e procurar a saída de maneira ordenada.
Segundo a corporação, são realizadas vistorias pontuais nas casas noturnas ou após recebimento de denúncia.