quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Circuito Verde vai conectar hortas e espaços comunitários

Trajeto vai ser apresentado na próxima sexta, na inauguração da Horta do Amanhã no Jaburu, em Vitória

“Queremos valorizar um pouco mais a comunidade. Mostrar para as pessoas que aqui tem muita coisa produtiva, tem potencialidades e muitas boas ideias também”. Assim relata Cosme Santos de Jesus, liderança comunitária do Jaburu, em Vitória, e presidente do Grupo Nação, um dos criadores do Circuito Verde, que será apresentado ao público na próxima sexta-feira (20), a partir das 9h.

O ponto de encontro é o Mirante do Jaburu, na Rua Maria da Paixão Santos, de fácil acesso, que possui uma vista privilegiada da capital, motivo pelo qual foi incluído no trajeto do Circuito Verde. De lá, o grupo visitará outros pontos, a maioria ligados à natureza. Cosme explica que um dos motivos para a criação do projeto é ocupar pontos degradados da comunidade e transformá-los em pontos de lazer e hortas comunitárias e produtivas ou parques para vivência.

Divulgação

O primeiro projeto do tipo no bairro foi a Horta Canto da Pedra, que faz parte de um pequeno espaço revitalizado com a produção de hortaliças, área de vivência e pinturas artísticas. A Horta do Amanhã, que será inaugurada, neste dia 20, surge com a intenção de ocupar outro local que era inutilizado para um projeto similar. Mas como seu espaço é maior, a proposta é que seja não uma horta comunitária, mas sim uma horta produtiva com objetivo de gerar alimentos e também recursos financeiros para famílias, que possam vender parte da produção a preços acessíveis, possibilitando também o acesso a alimentos saudáveis e produzidos perto de casa. “Com a ideia dando certo, a gente pensa em replicar também para outros espaços”, considera o líder comunitário. Já antes da inauguração, duas famílias estão trabalhando na produção da Horta do Amanhã.

O outro espaço verde a ser conectado no circuito é o Parque do Bem, ainda em processo de reforma para se tornar mais um espaço para lazer da comunidade. O último ponto a ser conectado nessa rota é o Núcleo de Memória de Jaburu (Nume), inaugurado no fim de 2022 na sede do Centro Comunitário do Jaburu para servir como uma espécie de museu comunitário, reunindo a história da localidade com entrevistas, fotos, mapas e outros materiais acessíveis ao público visitante.

Uma das inspirações para o Circuito Verde, conta Cosme, foi a Rota do São Benedito, projeto de turismo comunitário realizado no bairro vizinho, também dentro do chamado Território do Bem, conjunto de bairros periféricos de Vitória.

“O ganho para a comunidade, além de ter pessoas trabalhando e conseguindo renda e seu próprio alimento com as hortas, é cuidar do entorno. Então num segundo momento ainda queremos melhorar as escadarias, que se encontram muito degradadas e abandonadas”, relata o líder do Grupo Nação. 

Além desta organização, o projeto do Circuito Verde é co-criado junto com a associação Onze8, o Palete Parque e a Associação de Moradores do Bairro Gurigica – Jaburu (AMBGJ), com patrocínio do Instituto Unimed e Unimed Vitória. 

Mais Lidas