“Transmissão está alta”, alertou Casagrande. Taxa de transmissão é perto de 3 e internações hospitalares subiram
A classificação de Risco Muito Baixo foi suspensa temporariamente, a partir desta sexta-feira (14), do Mapa de Risco Covid-19, conforme informou no final desta tarde o governador Renato Casagrande (PSB). O gestor explicou que a iniciativa se deu pelo fato de que, com a predominância da variante Ômicron, mais transmissível, a doença está ascensão, com maior número de pessoas positivadas e internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria. A taxa de transmissão (Rt) atual é perto de 3, alertou o governador. “A transmissão está alta”, exclamou.
Casagrande afirma que a classificação irá retornar quando a doença voltar a cair. Atualmente, todos os municípios do Espírito Santo estão em risco baixo para a doença, de acordo com o Mapa de Risco que passa a vigorar a partir desta segunda-feira (17) até o domingo (23).
A classificação de Risco Muito Baixo foi criada em outubro de 2021, passando a ter vigência a partir de novembro. Ela é aplicada em âmbito regional, e não municipal, ao contrário das classificações de Risco Baixo, Moderado, Alto e Extremo, considerando dez microrregiões: Metropolitana; Central-Serrana; Sudoeste-Serrana; Litoral Sul; Central Sul; Caparaó; Rio Doce; Centro-Oeste; Nordeste; Noroeste.
Na classificação de Risco Muito Baixo, as medidas qualificadas relativas aos demais riscos são extintas, não havendo restrições para atividades econômicas, sociais e culturais. Devendo, no entanto, ser mantido o uso de máscaras e a garantia de ao menos um ponto de testagem livre para a população em cada município. Para ser considerada de Risco Muito Baixo a microrregião precisa chegar aos seguintes percentuais de vacinação: 80% da população adulta (18 a 59 anos) vacinada com duas doses; 90% dos adolescentes (12 a 17) com D1; e 90% dos idosos (60 anos ou mais) com a dose de reforço.