quarta-feira, novembro 27, 2024
25.5 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Com corredor exclusivo, Prefeitura da Serra quer estimular uso do transporte coletivo

Projeto elaborado pela Prefeitura da Serra, já com recursos da ordem de R$ 135 milhões captados junto ao Governo Federal, busca racionalizar a circulação na região de Laranjeiras com a implantação de corredor exclusivo para ônibus. A faixa será localizada nas avenidas Eudes Scherrer de Souza e Talma Rodrigues Ribeiro. Outras intervenções também estão previstas.
 
Eixo estruturante do município, ou seja, zona de usos diversos, com predominância de comércio, indústria e serviços, e, ainda, com expectativa de receber grandes empreendimentos, a região é naturalmente um pólo gerador de tráfego.  O Plano Diretor Municipal (PDM) define a área como prioritária para a instalação de empreendimentos de impacto e de abrangência metropolitana.
 
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Ana Claudia Buffon, o objetivo é, afora conferir fluidez à circulação, potencializar o uso do transporte coletivo. “Com empreendimentos na rota do transporte coletivo, as pessoas vão pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem para ir trabalhar”, diz a secretária. A região ainda absorve tráfego de Manguinhos, Morada de Laranjeiras, Jacaraípe e Civit.
 
O projeto prevê ainda implantação de equipamentos de controle de uso da faixa exclusiva e implantação de dois mergulhões na rotatória do Hospital Dório Silva, onde já se registra certo conflito de tráfego. 
 
Estão previstas ainda a implantação de uma quarta faixa de tráfego geral na rotatória, instalação de estação de embarque e desembarque de passageiros na rotatória, urbanização da área de entorno contemplando a rotatória e vias adjacentes, complementação e integração de ciclovias, implantação de calçadas e de sinalização horizontal, vertical e semafórica.
 
Ainda segundo a secretária, não há na região grandes restrições viárias, pelo menos em escala semelhantes ao que se vê em pontos de Vitória e Vila Velha. Mas estudos já projetam saturação, especialmente na rotatória do Dório Silva e na intersecção das avenidas Eudes Scherrer de Souza e Norte-Sul. “Estamos nos antecipando aos engarrafamentos”, explica.

Mais Lidas