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Com insistência na tese da ‘reestruturação’ do BRT, governador tenta disfarçar pobreza de obras de mobilidade

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (29), o governador Paulo Hartung repisou o discurso da “reestruturação” do sistema BRT (vias exclusivas para ônibus). O descompasso entre o prometido na campanha de 2014 e o que Hartung efetivamente apresentou na área de mobilidade é um dos grandes fiascos do seu primeiro ano de governo. 
 
Curioso que, em abril, durante o Seminário de Planejamento Estratégico, anunciou a reestruturação do BRT, reduzindo o projeto à primeira fase. Em junho, em entrevista, o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, anunciou o cancelamento do BRT, alegando crise econômica. Agora, Hartung volta a falar em reestruturação do projeto.
 
O governador aproveitou para alfinetar o antecessor. “O projeto antes de ficar pronto já tinha orçamento”, disse, em tom irônico. Hartung referiu-se ao fato de que a captação de recursos da ordem de R$ 500 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o BRT foi realizada em seu segundo governo e o projeto foi elaborado na gestão Renato Casagrande (PSB).  
 
Hartung garantiu que sua equipe já conversou com BNDES, apresentou a proposta de refazer o projeto do BRT e o banco aceitou. Para engrossar o caldo, citou obras como a ampliação da Rodovia José Sette (Cariacica), a reestruturação do Portal do Príncipe (Vitória), finalização da Rodovia Carlos Lindemberg (Vila Velha) e as do trecho entre o Aeroporto de Vitória e o viaduto da Vale (Serra), como um conjunto de obras preparatórias para o BRT.
 
Aproveitou não apenas para engrossar o caldo, como também para reforçar o discurso do mais com menos que repete à exaustão desde o início desde ano. Mas trocou o sal pelo leite. “O desafio é grande. Mas está dando para a gente aqui e acolá tirar um leitinho de pedra”.
 
Hartung finalizou 2015 como começou e percorreu o ano: com promessas, apontando para um futuro vago, ou seja, sem apresentar de modo convincente projetos palpáveis de redefinição do modelo de transporte público da Grande Vitória. No início do ano, o projeto do Aquaviário foi abortado. Nessa último entrevista, Hartung nem tocou no assunto.
 
O Plano Plurianual (PPA) é um indicativo das ideias de Hartung em mobilidade urbana a partir do próximo ano. Os projetos de Melhoria da Mobilidade Metropolitana estão em segundo lugar na lista dos 10 que mais receberão recursos previstos no PPA
 
Apesar de prioritárias, são obras meramente rodoviaristas: ampliação da Avenida Leitão da Silva (Vitória), a conclusão da Rodovia Leste-Oeste (entre Vila Velha e Cariacica), Viaduto entre as avenidas Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader (Vitória), Portal do Príncipe (Vitória), Túnel na região da Faesa, para ligar as avenidas Cesar Hilal e Vitória (Vitória), e Mergulhão na Avenida João Palácio (Serra), uma ligação entre a avenida e a BR-101.

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