sábado, setembro 21, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Comida requentada

Parece brincadeira, mas, pelo jeito, é seríssimo que o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) vai trocar a importância e o peso que desempenhou na reeleição de Luciano Rezende (PPS) por um cargo de conselheiro em um comitê formado em 2013. Fica parecendo que, no almoço de segunda-feira (26) entre os dois, Luciano serviu comida requentada como se fresca fosse. Luiz Paulo foi decisivo na reeleição do atual prefeito. Saiu quando era tido como franco favorito e sua saída redesenhou toda a disputa. Uma vez fora do páreo, foi o primeiro cabo eleitoral de envergadura de Luciano. O Comitê de Gestão e Inovação de Vitória nunca teve papel relevante na atual gestão. Por que teria agora? Está certo que tentam dourar a pílula, dizendo que o comitê será cravejado de notáveis, et cetera e tal. Mas, ainda assim, não convence.

Vai vendo

Nessa história, ainda tem uma questão: como Luiz Paulo vai contornar o perfil pouco democrático e centralizador de Luciano? Eis um mistério.

Vai vendo II

De vez em sempre, Luciano sofre críticas por causa de seu perfil pouco democrático e muito centralizador. Claro, ele nunca aceita e sempre tenta responder com humildade. Não cola. Agora, mais uma vez, ele reveste o comitê de um verniz democrático, que vai “ajudá-lo” a governar. Mas todo mundo sabe que Luciano não lida bem com críticas. Vamos aguardar cenas do próximos capítulos.

Vai vendo III

Aliás, a cada dia ficam mais claros os sinais de aproximação entre Luciano e o governador Paulo Hartung (PMDB). A pista da vez é a nomeação do professor da Fucape, Aridelmo Teixeira, para integrar o comitê. Teixeira é rosto novo e figura para lá de incensada pelo governador.

Que papelão

E o Davi Esmael (PSB)? O vereador reeleito de Vitória disse aos quatro ventos que ia disputar a presidência da Câmara, ia fazer e acontecer, não recuaria. Mas quando tudo se resolveu, ele pulou fora e aderiu ao grupo do prefeito Luciano Rezende. Ou seja: só queria uma boquinha. Ele sempre soube que não tinha chances.

Boquinha nervosa

Esse Pedro Ivo da Silva é um glutão. Aposentado como secretário de Estado, passou por várias prefeituras, está deixando o cargo de secretário extraordinário de Governo em Vila Velha e, agora, será Secretário de Modernização em Cachoeiro de Itapemirim. Uma fome sem fim.

Dia do riso

Hartung tem um talento para o humor que um dia ainda será reconhecido. Em entrevista à rádio CBN Vitória nesta quarta (28), ele disse, em tom de orgulho, que o Orçamento estadual de 2017 foi construído com muito, acredite se quiser, diálogo. Só que, em hartunguês, a gente sabe o que diálogo significa: ele manda e os deputados obedecem. Simples.

Dia do riso II

Já sobre a folha de pagamento do estado, ele garantiu que os direitos dos servidores estão sendo cumpridos em 100% como manda a lei. O problema é aquele 1%: revisão anual, auxílio-alimentação…

Acontece…

O senador Ricardo Ferraço (PMDB) não aprendeu com os erros da vida. Em 2010, ele cravou que seria candidato a governador. Não foi. Agora, achou que o governo federal iria incluir o Espírito Santo entre os estados contemplados por um programa de investimentos de combate à seca. Não foi. Lá como cá, virou piada nas redes sociais.

Livro fechado

Em pleno centenário de Hermógenes Lima Fonseca, celebrado este mês com diversas homenagens, a direção do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, resolveu fechar a biblioteca do local, que leva o nome do folclorista e é requisitada por jovens e crianças. Sabe o que deixa essa história mais triste? É que essa biblioteca foi formada por Hermógenes, que doou a própria para o parque. Uma pena.

140 toques

“Aécio vai depor na Polícia Federal e ninguém fica sabendo. Se fosse alguém da oposição…”. O deputado federal Helder Salomão (PT) no twitter.

Pensamento

“Um grama de ação vale uma tonelada de teoria”. Friedrich Engels

Mais Lidas