sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Comissão da Câmara dos Deputados vai fiscalizar obras do Contorno do Mestre Álvaro

Uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados irá fiscalizar a execução das obras do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra. Criada pelo deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), a comissão realizará audiências públicas para acompanhar o cronograma de execução do projeto. Os trabalhos serão coordenados pela pedetista e acompanhados por toda a bancada capixaba
 
Nessa quarta-feira (4), em reunião com integrantes da bancada capixaba, o diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Halpher Luiggi, disse que os trabalhos dependem da apresentação de um estudo de geotecnia pelo consórcio construtor. É a última etapa antes da aprovação e autorização para início das obras. O estudo é uma medida cautelar recomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é que as obras comecem no segundo semestre.
 
Luiggi também afirmou que não será preciso um novo licenciamento ambiental realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). O departamento irá considerar o estudo já realizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), órgão estadual.
 
Orçada em R$ 309 milhões, a obra do Contorno do Mestre Álvaro tem projeto pronto e obra licitada. Os cerca de 40 quilômetros de extensão do conectam dois pontos da rodovia BR-101, ligando a Serra ao Contorno de Viana. A intervenção deve desafogar o trecho da BR-101 entre Carapina e Serra-Sede do fluxo de carretas e caminhões. A ideia, posteriormente, é transformar esse trecho em avenida municipal.
 
O Dnit reassumiu a execução do projeto em acordo com Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER-ES), órgão estadual que era o responsável pelas obras.
 
Na mesma reunião com integrantes da bancada capixaba, o Dnit disse que as obras de duplicação da BR-262 podem começar no segundo semestre com uma pequena intervenção de recuperação de sete quilômetros no sentido Victor Hugo, em Marechal Floriano, a Viana. Outros 15 quilômetros aguardam a conclusão de projetos para iniciarem em 2018.

Mais Lidas