Jonas Freire, do Sindibancários, afirma que vender a Banseg é um prejuízo para o Estado e para o Sistema Banestes
O Comitê em Defesa do Banestes Público Estadual, coordenado pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários), realiza nesta sexta-feira (5) um ato contra a privatização da Banestes Seguros (Banseg), a partir das 9h, no acesso do edifício Palas Center, Centro de Vitória.
Segundo o secretário-geral do sindicato, Jonas Freire, além dos trabalhadores bancários, participarão do ato movimentos sociais, centrais sindicais e a classe política. Já confirmaram presença o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e CSP Conlutas. Da classe política, estão confirmados, até o momento, a deputada estadual Iriny Lopes (PT) e a vereadora Camila Valadão (Psol).
Nessa mesma reunião, diz o dirigente sindical, o presidente da instituição financeira se comprometeu a fazer a interlocução entre o Comitê em Defesa do Banestes e o governador Renato Casagrande (PSB), mas não houve nenhum retorno. O Comitê já havia encaminhado ofício solicitando uma conversa com o gestor, mas sem sucesso.
O secretário-geral do Sindibancários afirma que hoje, além do Banestes, existem somente outras três instituições financeiras estaduais: Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Banco de Brasília (BRB) e Banco do Estado do Pará (Banpará). No País, já foram privatizados mais de 30 bancos estaduais.
Sindicato dos Bancários rearticula Comitê em Defesa do Banestes
https://www.seculodiario.com.br/sindicato/sindibancarios-rearticula-comite-em-defesa-do-banestes