Até o final do ano os ciclistas de Vitória poderão pedalar com mais segurança entre as ciclovias das avenidas Dante Michelini e Saturnino de Brito. Tal é a previsão da Prefeitura de Vitória para a conclusão da ciclovia entre o Píer de Iemanjá, na Praia de Camburi, e a Praça dos Namorados, na Praia do Canto, cujas obras foram iniciadas nesta sexta-feira (11).
Uma vez concluída, a ciclovia promete acabar com uma cena comum na região: ciclistas pedalando sobre a calçada para evitar o tráfego intenso da Saturnino de Brito. Com a obra, o que eram duas ciclovias vão se transformar em uma: o ciclista poderá ir do Hortomercado, na Enseada do Suá, até o bairro de Jardim Camburi, usando somente a ciclovia, em um trajeto de 10 quilômetros.
A ciclovia terá de 650 metros de extensão e 2,50 metros de largura. Haverá também uma calçada com 1,30 metro de largura e um canteiro com 80 centímetros de largura. O canteiro irá atur como uma barreira entre a ciclovia e as faixas de rolamento de veículos. A ciclovia será ainda destacada por uma nova iluminação. A fiação ficará sob o piso.
A construção do novo trecho ocorrerá em três frentes. Um muro de arrimo será erigido entre o Píer de Iemanjá e a Ponte de Camburi para ampliação da largura do calçadão existente. A ponte terá a calçada da lateral voltada para o mar; tal calçada será suspensa, porém reforçada por mão francesa.
A largura da pista e do canteiro central no trecho da Saturnino de Brito até a Praça dos Namorados será reduzida, tanto para viabilizar a ciclovia como para preservar as três faixas da pista de rolamento existente. A velocidade média permitida para o local será mantida.
A obra está sinalizada para pedestres, ciclistas e motoristas. Um passeio provisório formado por cercas de isolamento atende aos dois primeiros. Já a velocidade máxima dos veículos no local será reduzida.