sexta-feira, novembro 29, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Demandas para uso e ocupação da praia de Camburi já estão na prefeitura

As propostas para o uso e ocupação das praias de Vitória foram protocoladas na prefeitura de Vitória nessa sexta-feira (14). São o resultado das audiências públicas realizadas na Câmara de  Vereadores, nos dias 28 de novembro e 12 de dezembro, e deverão ser analisadas ainda pelo atual prefeito, João Coser (PT).

Para o uso da orla, 18 sugestões foram apresentadas na tentativa de minimizar o conflito entre usuários de patins, skate, pedestres, corredores e ciclistas. 

Além da campanha de conscientização e educativa para orientar a população, a criação do Parque de Patins, e a definição de outros espaços públicos para a prática de skate e de patins, a sugestão feita à prefeitura prevê a reforma da Praça dos Namorados, especificamente a área destinada para skates; a extensão da área do calçadão de Camburi, e a construção de pistas do tipo skateplaza e de uma área para a prática de skate, bicicleta, patins e quadras, na altura do terceiro píer da Praia de Camburi, no mesmo estilo da existente em Venice Beach, na Califórnia.

 

Já para os empresários esportivos que utilizam o espaço físico das praias em Vitória, a proposta é criar um cadastro de pessoas físicas e jurídicas, prestadoras de serviço de atividades físicas, com o fim de organizar o espaço público das praias.

 

A ordenação desses espaços, segundo a proposta, também deveria ser definida a partir de dias e horários, preservando a área para os banhistas. Outra ideia é regularizar as pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em prestar serviços na orla, tais como locação de bicicletas, triciclos, bem como definir regras para uso de tais equipamentos.

 

As providências, diz o propositor do debate, vereador Serjão Magalhães (PSB), deverão ser tomadas ainda este ano e de forma emergencial, com o fim de sanar os problemas vinculados ao uso da orla no município para a prática de esporte e lazer, e a ocupação das praias por aqueles que desenvolvem alguma atividade comercial na região.

 

A cobrança é para que a prefeitura indique quais secretarias ficarão responsáveis pela fiscalização dessas atividades. O vereador afirma que espera contar com a sensibilidade da prefeitura para que seja elaborado um decreto municipal estabelecendo o uso e a ocupação das praias do município de Vitória, ainda este ano. “Isso viabilizará o adequado e seguro uso e ocupação dos espaços públicos mencionados, o que muito contribuirá para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida do cidadão capixaba”.

 

A expectativa tanto do vereador, como dos usuários, que se sentem coagidos a usar o calçadão devido aos conflitos e acidentes registrados, é que uma reunião seja agendada para a próxima semana entre a prefeitura e Serjão, com o objetivo de tratar das sugestões apresentadas.

Mais Lidas