quarta-feira, novembro 27, 2024
21.6 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Deputado pede passarela para pedestres na Avenida Carioca, em Vila Velha

O trecho da Avenida Carioca, em Vila Velha, entre o Shopping Praia da Costa e a Caixa Econômica Federal, no acesso à Terceira Ponte, não registra apenas um tráfego veicular intenso. O trânsito de pedestres é igualmente movimentado. Pela manhã e início da noite, há a entrada e saída dos funcionários do Shopping Praia da Costa; durante o dia, há um fluxo regular de consumidores que se dirigem ao centro comercial. Atravessar de uma calçada a outra exige rapidez, uma vez que o tempo do semáforo é exíguo
 
Por isso, o deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa uma indicação para a construção de uma passarela elevada para pedestres no local. Para melhorar o fluxo veicular, o deputado requereu também a retirada do semáforo do local. 
 
Para o deputado, as medidas podem dar mais segurança aos pedestres e fluidez ao tráfego.  Nos horários de pico matutino e vespertino, as vias de acesso e de saída da Terceira Ponte são tomadas por engarrafamentos e também por paralisações provocadas pelo semáforo em questão. A indicação sustenta que a passarela e a remoção do semáforo manteriam o fluxo de veículos constante.
 
O deputado destaca ainda a necessidade da presença da faixa de pedestres em virtude dos pontos de ônibus em ambos os lados da via. A faixa se torna a única opção próxima para deslocamento dos pedestres. Existem redutores de velocidade próximos ao local, mas, principalmente à noite, veículos violam os limites permitidos.
 
Para os pedestres, a travessia é mais complicada para idosos e mulheres com crianças. Nos períodos de maior fluxo de pessoas, fica difícil disputar espaço no corre-corre da travessia. Um problema maior costuma se somar a esses inconvenientes: motociclistas também utilizam a passarela sobre o Canal da Costa para cruzar a pista.

Mais Lidas