Sem licitação, o Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) contratou o consórcio Prosul – Appe/BNDS/DER-ES para serviços de consultoria em engenharia ao valor de R$ 10,7 milhões. O consórcio é formado pela empresas Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento LTDA e Appe – Assessoria para Projetos Especiais LTDA.
A relação entre a Prosul e o DER-ES vem pelo menos desde 2007, quando a empresa obteve contratos de consultoria para projetos de reabilitação das rodovias estaduais ES-313, ES-261, ES-482, ES-080, ES-341 e ES-320 e um para supervisão de obra. Com sede em Florianópolis (SC), a empresa não teria escritório no Espírito Santo e estaria usando um espaço na sede do DER-ES em Vitória.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Prosul doou R$ 100 mil para a campanha do então candidato a senador, Magno Malta (PR), nas eleições de 2010. A chegada de Halpher Luiggi ao comando do DER-ES após as eleições, quando o governador Paulo Hartung (PMDB) e o hoje senador selam um acordo. Após sabatina no plenário do Senado realizada nesta terça-feira (29), Luiggi foi aprovado para o comando Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), também por indicação de Magno Malta
Assinado em janeiro de 2015, o contrato de consultoria 001/2015 prevê a prestação de serviços de gerenciamento e apoio técnico para o Plano de Investimentos do DER-ES em obras rodoviárias com aplicação de recursos do Programa Especial de Apoio aos Estados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Propae/BNDES).